//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política, Uncategorized

Reforma Política ou Reforma Eleitoral?

Reforma-Política

Sinceramente, quando ouço falar dos meandros da reforma política, me parece mais uma  reforma eleitoral. Ou seja, os políticos pensando neles próprios, tipo, quem tem poder prossegue. Novatos dificilmente entrarão na Câmara, no Senado, nos palácios, nas prefeituras, nas câmaras municipais, enfim; protecionismo. Mas penso que pouco valerá.

Na atualidade, ser político significa ser corrupto e no embalo da Lava Jato, poucos se livrarão. E desta forma o Brasil segue no combate à corrupção; problemática exacerbada em todas as esfera da política. A descrença é grande contra a política nacional. Porém a Reforma Política só virá com a reforma eleitoral.

Nesta  direção,  os  acordos,  o voto  distritão, o retorno  do  voto  distrital. Como ficará  o fundo partidário, que  em  2014 recebeu 603 milhões de  reais para ajudar os candidatos,  que por  sua  vez, muitos,  usuram o  dinheiro para festas e  orgias? Mas como baratear o custo das eleições? Como por fim as coligações partidárias?

b2ap3_large_PropRRPP

Solução é o financiamento privado para viabilizar uma administração eficaz, mas com limitadores, controlados pela União?

Os destaques e emendas do projetão da Reforma Política/Eleitoral, serão definidos entre os 513 deputados federais. São necessários 308 votos favoráveis à proposta que ora tramita na Câmara Federal.

Mas todos sabemos que o quadro político pró-Temer é crítico e dificilmente o governo conseguirá aprovar a Reforma Política até o dia 7 de outubro conforme pretende.

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/08/1913985-falta-de-acordo-pode-levar-camara-a-enterrar-reforma-politica.shtml

http://www2.camara.leg.br/busca/?o=recent&v=noticias&colecao=AGENCIA_CAMARA&assunto=reforma+pol%C3%ADtica

http://exame.abril.com.br/brasil/essas-sao-as-propostas-para-a-reforma-politica-no-pais/

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: