//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política, Uncategorized

Lula em Curitiba. O ganho de um palanque?

lula-sergio-moro-e1474416646681

No dia 10 de maio de 2017, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República (2001-2008) esteve em Curitiba, para prestar depoimento na Justiça Federal sobre a aquisição irregular de um apartamento tríplex, no Guarujá, Estado de São Paulo.

A cidade se mobilizou para receber os quase duzentos ônibus apoiando Lula. Era gente de quase todos os estados. Caravanas arranjadas e pagas. Os estacionamentos foram suficientes para bem atender os petistas pró Lula.

 unnamed (1)

A Praça Santos Andrade, num dia acinzentado, com fria neblina ficou vermelha. Após o interrogatório, por volta das oito da noite, Lula fez comício por quinze minutos na referida Praça, onde foi aplaudido por mais de cinco mil pessoas. O juiz federal Sérgio Moro pediu que os prós Lava jato não viessem à Curitiba e que deixasse o interrogatório do ex-presidente por conta da Polícia Federal. Ainda assim, nas proximidades do Museu Oscar Niemeyer durante o dia inteiro podia ser visto um pequeno movimento em apoio a Operação Lava jato.

unnamed

Na Praça Santos Andrade, Lula foi agradecer os seus seguidores afirmando que virá em Curitiba quantas vezes for necessário, pois nunca roubou nada de ninguém. Mas durante o dia, foram ouvidos discursos duros contra o presidente Michel Temer, governador do Paraná Beto Richa e Juiz Sergio Moro. Lideranças petistas do Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Pernambuco discursaram no palanque de Lula.

Na sede da Justiça Federal predominou o policiamento da PM-PR. Certo é que o caldeirão quase entornou, mas Curitiba foi salva e a cidade trabalhou normalmente, pois, o curitibano e seus defensores apenas se preocuparam em trabalhar. Enquanto isso, dizem, cada membro dessas caravanas ganhou R$80,00 por dia para lotar Curitiba, gritando, segurando bandeirolas, vestindo vermelho e até discursando. Lula pode até pensar que saiu vencedor por ganhar um palanque e aparecer na mídia. Ledo engano.

Resta agora saber se Lula será julgado culpado ou inocente.  Em até cinco dias a defesa de Lula terá direito a anexação de depoimentos complementares e depois as alegações finais do Juiz Sergio Moro. Se culpado, o ex-presidente poderá recorrer junto a 4ª Vara da Justiça Federal, em Porto Alegre. Ainda penso que Lula, pelo andar da carruagem será no mínimo considerado inelegível nas eleições de 2018. Seria o fim do PT, contanto que todos os citados, envolvidos e considerados culpados pela Lava Jato fiquem igualmente inelegíveis para as próximas eleições. O que será muito bom para a democracia brasileira.

Por fim, foi bom saber que a vinda de Lula à Curitiba, para depor ao juiz Sergio Moro, sobre denúncias de ter recebido propinas no esquema de corrupção que vem sendo investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, transcorreu de forma democrática, com raríssimos boletins de ocorrências, haja vista que no Paraná a Polícia Militar age com rigor aos mais afoitos durantes essas manifestações de protestos. Basta lembrar o dia 29 de abril de 2015, contra os professores do Paraná.

frame_pr3

Contudo, se Lula for inocentado, automaticamente será candidato a presidência da república em 2018, podendo até ganhar o Palácio da Alvorada, para o seu terceiro mandato de Presidente do Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=vegvParDNAw

www.exame.abril.com.br/…/ao-vivo-o-dia-do-depoimento-de-lula-ao-juiz-moro-em-curitib

http://g1.globo.com/resumo-do-dia/noticia/quarta-feira-10-de-maio-de-2017.ghtml

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-39883674

https://www.youtube.com/watch?v=IACkVT1IrYM

https://www.google.com.br/search?q=massacre+do+dia+29+de+abril+em+curitiba&rlz=1C1NHXL_pt-BRBR726BR726&oq=29+de++abril++em++curitiba&aqs=chrome.2.69i57j0l4.15383j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

https://www.youtube.com/watch?v=NR_FUzCFWfI

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 11 de maio de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: