//
você está lendo...
Carlos Evangelista, turismo, Uncategorized

O Mar bom do Paraná

litoralpr

Mesmo sendo um período curto o verão (com sol) no litoral do Paraná, nos aproximados 100 Km de mar que abrange os sete municípios banhados pelo Oceano Atlântico é  quase sempre certeza de praias lotadas, principalmente  no  verão.

O público (dizem) vai dos farofeiros do interior, em Matinhos, aos remediados de Guaratuba, aos ricaços de Caiobá. Mas no geral somos todos iguais, observados apenas no lixo deixado, na falta de infraestrutura ou no esbanjamento, gastos, desfiles, carrões, mulheres bonitas e muito mais.

caioba_principal

Na divisa com Santa Catarina, em Itapoá com Guaratuba no Paraná, o mar aberto, perigoso, proporciona sossego aos banhistas. Com sol, Guaratuba recebe quase dois milhões de pessoas para o agitado e delirante carnaval da cidade.

Matinhos e Pontal do Sul recebem bom volume em crescimento de turistas que passam pelos dois municípios, considerados ainda bastante carentes no tocante a obras de saneamento básico. Ilha do Mel, ali pertinho, atrai visitantes do mundo inteiro. Instigante, romântica, inesquecível, enigmática e melífera, Ilha do Mel.

normal_ilhadomel_litoral_joelrocha

No saborear o barreado, nos banhos de rios tantos, cachaça artesanal e riquezas naturais diversas, Morretes é destaque nacional, cidade encravada no sopé da Serra do Mar sob a proteção da Mata Atlântica.

Antonina, cidade portuária antiga mantém-se bucólica, porém o seu carnaval já é referência no cenário brasileiro. È um desfile de transformação humana, onde o engraçado e premiado é a transformação do homem desejar e liberar a mulher existente em cada “machão”.

Guaraqueçaba e sua maternidade marinha é guardiã das muitas espécies da flora e da fauna brasileira. Um santuário ecológico de difícil acesso rodoviário.

Paranaguá detém a responsabilidade de exportar e importar riquezas. Na rota da marinha mercante o vai e vem dos grandes navios, a mais antiga cidade do Paraná mistura o ontem, o hoje e está sempre alerta  para com  as “coisas do mar”, além de proteger as diversas ilhas existentes no seu  território.

Então o mar do Paraná é relativamente pequeno sim, mas é geograficamente epicentro da terra, tornando-o belo, seguro, com lindas praias e gente bonita. Os acessos rodoviários são bons via Brs-376 e 116, distante 100 km de Curitiba.

Quem conhece adora, quem não conhece precisa conhecer e se apaixonar  com  o  litoral do Paraná.

574-os-balnearios-mais-conhecidos-do-litoral-paranaense-todos-praticamente-na-mesma-e-longa-praia-nos-passamos-por-atami-no-norte-e-seguimos-ate-caioba-e-prainha-no-sul-internet-416

Saiba mais:

www.morretes.pr.gov.br

www.paranagua.pr.gov.br

www.pontaldoparana.pr.gov.br

www.guaratuba.pr.gov.br

www.matinhos.pr.gov.br

www.guaraquecaba.pr.gov.br

www.antonina.pr.gov.br

www.praiaslitoralparana.com.br/

http://www.turismo.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=248

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 2 de março de 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: