//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Educação, Uncategorized

Ocupações nas escolas e universidades. Ganhos, perdas e riscos à Democracia Brasileira.

educacao-investimento-1Acompanhando o movimento das ocupações nas escolas estaduais, agora das universidades (não demora teremos ocupações das instituições privadas de educação), fico a pensar o porquê dessas invasões. Tudo bem que os líderes das ocupações dizem que é por causa da PEC 246, PEC 241, etc., em querer reformar o sistema do ensino médio e congelar os investimentos na educação por vinte anos, o que traria enormes prejuízos à qualidade do ensino no Brasil.

Vejo, no entanto, que muitas escolas estaduais, foram ou ainda estão ocupadas por estudantes fomentados por professores e até por partidos políticos. Será isto legal? É certo querer ser revolucionário invadindo espaços que pertencem a todos? É certo ganhar comida, roupas, agasalhos, informações dos próprios professores ou de pais ainda ressentidos com o PT fora? Será mesmo que todos os ocupantes são alunos dessas instituições ou são maiores de idade a serviço da baderna social? Mas se são menores infratores o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente- não está sendo conivente? E a PM porque não agir com  rigor na  defesa  da lei? Então  não  está sendo  feridos  os  direitos  de  quem  quer trabalhar, lecionar ou  aprender?

16302493

O governo federal já acenou com a possibilidade de retirar da pauta, por enquanto, a PEC 246. Os estudantes querem mais o que? Aparecerem na TV, na mídia em geral, imitarem o fora Collor? O tempo é outro e a questão é visivelmente política partidária, inconformismo dos radicais pertencentes ao governo anterior, sabidamente esquerda que agora pensa evoluir para algo mais radical. Então que criem um partido, uma sigla, um grupo extremista como diversos existentes no mundo, nos moldes do Sendero Luminoso e outros. Tudo isto cabe num sistema democrático, desde que assumam as responsabilidades.

Obviamente que os radicais da agora oposição começaram pela educação, mas logo mais se manifestarão os profissionais da saúde e por aí vai. Ou seja, vão pipocar greves e manifestações por todos os setores.

Sei que todos tem direito a greve, protesto, manifestação, visando melhoria de vida das pessoas deste ou daquele país.

É bom que se diga que essas ocupações de escolas e universidades não é criatividade ou estratégia somente dos estudantes brasileiros, pois já ocorreram na  Europa e no Chile,  tal  qual  a  “revolução  dos pinguins”.

Será que não estamos enxergando um passado que já existiu no Brasil, quando os militares, em 1964, achando que a Rússia comunista tomaria o Brasil, deu um basta às manifestações e “abocanhou o poder e, pois o País nos trilhos”, com uma ditadura militar que durou mais de vinte anos, ainda que sempre combatendo grupos esquerdistas, quando muitos pagaram caro ou com a própria vida? É isto que queremos para o Brasil?

olho-de-peixe

Primavera Estudantil

O termo Primavera estudantil está equivocado neste movimento das ocupações, pois a “Primavera” é muito mais que ocupar um colégio.

Vale lembrar que o Movimento Ocupa Paraná, foi sim bem mobilizado e com forte poder de negociação. É bom também que se diga que durante os 23 dias de ocupação nas aproximadas 800 escolas estaduais do Paraná, cerca de 50 escolas permanecem ocupadas. Mas certamente os ocupantes sabem que isto não poderá durar para sempre, como se estivessem desafiando não só os governantes, mas também e  diretamente  a sociedade.

A hora é de desocupar as escolas e todos profissionais e alunos  envolvidos  retornarem  às  sua  atividades  e pagando de  alguma  forma  os  dias  não  estudados ou trabalhados.

Prosseguir protestando sim, indelevelmente, até que as PEC do Teto de Gastos e a medida provisória da reforma do ensino médio sejam bem  direcionadas para serem inseridas na Constituição Brasileira, não  deixando  brechas para  os  usurpadores  da  Democracia .

movimento-estudantil-mail

Neste contexto, a revolta dos estudantes do Paraná surtiu sim bons resultados, fazendo remexer os acomodados detentores do poder. O alerta está dado.

Fontes:

www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao

www2.camara.leg.br › Comunicação › Câmara Notícias

www2.camara.leg.br › Comunicação › Câmara Notícias › Política

www.pragmatismopolitico.com.br/…/rede-globo-criminaliza-ocupacao-e..
www.gazetadopovo.com.br/…/tudo-sobre-a-greve-e-a-ocupacao-nas-esc.

paranaportal.uol.com.br/…/manifestantes-contrarios-a-ocupacao-invade..

paranaportal.uol.com.br/…/adolescente-morre-em-escola-ocupada-no-pa…

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37797123

www.ocupaparana.com.br/

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6737&tit=Justica-determina-reintegracao-de-44-escolas-de-

http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=6739&tit=E www.infoescola.com/curiosidades/senderoluminoso
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 7 de novembro de 2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: