//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política, Uncategorized

CURITIBA: Leprevost ou Greca? Saudosismo Curitibano ou Ratinhos e Pastores?

fotorcreated-segundo-turno

Quem acompanha de perto a política de Curitiba sabe que o medo exagerado de não cometer desastres financeiros ou escândalos de corrupção, provocou a derrota do atual prefeito de Curitiba Gustavo Fruet-PDT. Foi pouco, era preciso apresentar um grande projeto para a Capital e Fruet não foi capaz disso.

Se o saudosismo de Rafael Greca (33-PMN) cativou os eleitores de Curitiba, Ney Leprevost (55-PSD) tenta seduzir com promessas mirabolantes. Antes é preciso ter responsabilidade orçamentária.

O curitibano espera que se o prefeito for Rafael Greca, poderemos sonhar com uma Curitiba mais alegre, colorida, mais acolhedora, segura e aprazível. Com os Faróis do Saber sendo revitalizados, modernizados, multicoloridos e capazes de bem atender a população seja com biblioteca ou espaço para discussão e criação de peças teatrais, bandas, corais, etc.

Ney Leprevost apela para redução de (R$0,15 –  quinze centavos) no preço da passagem de ônibus. Reintegrar Curitiba com os municípios da Região Metropolitana, com tarifa única. Desta forma, seja quem for o vencedor, é preciso ir além das agressões políticas, apresentando à população não só o que pretendem fazer, caso seja eleito, mas, principalmente como pretende fazer.

A mídia mostra Ney sendo apadrinhado e talvez fomentado por Ratinho Junior, Rato Pai, pastores evangélicos e segmentos afins, que tendem transformar Curitiba em Capital Gospel, com batismos evangélicos nos parques públicos.

Greca tem como vice Eduardo Pimentel, neto do ex-governador Paulo Pimentel, pertencente ao PSDB, mesmo partido do governador Beto Richa e agora chegando para apoiamento pró-Greca a deputada estadual Maria Vitória-PP, que traz a mãe Cida Borgheti, vice-governadora do Paraná e o pai ministro da saúde, Ricardo Barros.

Diante do exposto é fácil deduzir que se Ney Leprevost vencer, Ratinho Júnior estará mais fortalecido para disputar o governo do estado em 2018. Greca vencendo, Maria Vitória passa ser forte candidata de Richa, em 2018.

Evidente está que tanto Greca ou Leprevost ganhando, a aproximação com o governo do Estado estará mais acessível. Diferentemente de Gustavo Fruet que acabou ilhado sem ter a quem pedir socorro financeiro. Fruet fez o que pode de forma honesta e transparente, porém, politicamente foi péssimo para a população que ficou desprovida de adequado atendimento nas mais diversas áreas sob a responsabilidade da prefeitura.

Com o alinhamento político entre prefeito de Curitiba, governos do Estado e Federal a população de Curitiba só tende a ganhar com serviços e obras públicas, diferentemente do que ocorreu com Gustavo Fruet.

Eleições 2016

Resultado completo da eleição para Prefeitura de Curitiba
Rafael Greca (PMN) – 38,37%
Ney Leprevost (PSD) – 23,67%
Gustavo Fruet (PDT) – 20,03%
Maria Victoria (PP) – 5,66%
Requião Filho (PMDB) – 5,60%
Tadeu Veneri (PT) – 4,28%
Ademar Pereira (PROS) – 1,24%
Xênia Mello (PSOL) – 1,15%
Brancos – 4,78%
Nulos – 9,00%

Fontes:

http://g1.globo.com/pr/parana/eleicoes/2016/noticia/2016/10/curitiba-tera-segundo-turno-entre-rafael-greca-e-ney-leprevost.html

http://www.tre-pr.gov.br

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: