//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política, Uncategorized

Ópio do povo: Política, futebol, novelas, jogos e está tudo certo no Brasil

opiodopovo

Sobre novelas o Velho Chico lembra Lula ou anti Lula? Sei lá, é apenas uma telenovela global mostrando o sertão, as nascentes, as histórias, o ambiente sócio-político e cultural. Liberdade, Liberdade revive a saga de Tiradentes. Anjo bom, Eita mundo bom. Gente, bichos, espaços e vidas noutros melodramas mexicanos aqui exibidos. Se a novela é ópio do povo, o futebol serve para que então?

frases-a-religiao-e-o-opio-do-povo-karl-marx-5512 (2)

O ignorante, o semianalfabeto dirá que futebol é o melhor e mais barato lazer existente no Brasil. Outros dirão que futebol, esporte, samba, feijoada, rapadura, cachaça, carnaval e sensualidade são as principais características de um autêntico brasileiro ou brasileira. Afinal somos pentacampeão mundial e vem aí a Copa América, as Olimpíadas, campeonato Brasileiro e toma lhe bola.

2

Desafio maior virá com as Olimpíadas no Brasil logo mais em agosto deste ano, no Rio de Janeiro. Momento oportuno de inserir o nome de um grande atleta no mundo inesgotável da quebra dos recordes. Jogos Olímpicos no Brasil é sem dúvida uma história à parte quando se fala em esporte e lazer. Política é assunto recheado de pimenta no momento. O PT tenta se reorganizar depois do “golpe” sofrido.

O PSDB, PMDB, etc e tal põe o Brasil na contramão do bom diálogo democrático ainda que disfarçada e cinicamente ao conquistar ou acharcar o poder, denunciam entidades internacionais que aqui querem meter o bedelho. Contudo, vem aí o ajuste fiscal de Temer, tendo o novo ministro do planejamento Romero Jucá, do PMDB, surpreendido em gravação, tentando atrapalhar a operação Lava Jato. O PT agora oposição pede a prisão de Jucá, tal qual ocorreu com Dulcídio Amaral, centrão quer o afastamento e prisão dos envolvidos independentemente de partido.

Com muito poder sabidamente o PSDB será perigoso. Primeira medida será cercear as contribuições na folha de pagamento dos trabalhadores. Quem quiser terá de levar o dinheiro da contribuição direto e pessoalmente lá no sindicato da categoria. Certamente esse trabalho adicional fará reduzir as contribuições e, por conseguinte decretar o enfraquecimento dos sindicatos, quase todos ligados ao PT.

Logo mais CUT e Força Sindical se digladiarão pela causa sindical. E aí será a vez de Michel Temer tremer de medo. Pior ficar lembrando que Aécio Neves está na cola. Mesmo Temer já tendo adiantado que não será candidato a presidente em 2018, só claro, se os correligionários não quiserem né?

voto_01

Enquanto isso o povo brasileiro, quando o assunto é política, serve mesmo só para votar. É isto que exige a democracia representativa. É hora do Brasil promover uma reforma política que exigirá um modelo modernizado de democracia participativa.

Quanto ao futuro, a Deus pertence, acredito. E o amanhã porvir chegará. Será?

Fontes:

http://g1.globo.com/

http://www.bbc.com/portuguese

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: