//
você está lendo...
Uncategorized

7 de Setembro: Orgulho de ser brasileiro; um momento de Amor à Pátria

7-de-Setembro

Tags:

Amor pátrio, Brasilidade, Civismo, Desfiles, Independência, Protestos

Mais do que nunca o povo brasileiro está sedento por amor pátrio. Não só no dia 7 de setembro quando boa parte do aparato militar vaí às ruas mostrar o seu potencial bélico e humano…

7  de  setembro é  comemorado  para lembrar  os  brasileiros,  que, nesta  data em  1822, D. Pedro I, às  margens  do Riacho Ipiranga, em São Paulo, mudava  a  história  com  a  proclamação  da independência do Brasil.

Assim, há 183 anos iniciou-se o processo de liberdade de uma colônia, de um povo, de uma nação. Era o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

indep

Estados Unidos e México foram os primeiros países a reconhecerem a independência do Brasil, mas para a independência ser efetivada Portugal exigiu do Brasil o pagamento de dois milhões de libras esterlinas. Sem dinheiro suficiente D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra, pago com a extração de madeira, riquezas minerais e principalmente extração  de ouro.

Embora a independência tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária que deu suporte a D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Atualmente sabemos que os desfiles de 7 de setembro por todos os  quadrantes  do Brasil servem  basicamente para apresentação das escolas, traduzindo o setor de educação, as ONGs que agradecem as verbas  recebidas, exibição das tropas militares, demonstração de força  do  aparato  policial e a benção do monopólio da segurança pública que  dá  sustentação  ao poder político.

Este ano, muito provavelmente será tudo igual, podendo talvez haver  alguns protestos democráticos isolados contra alguns políticos que  envergonham a nação  brasileira.

tanques-1728x800_c

O povo brasileiro, pacífico, ordeiro e trabalhador certamente irá às ruas aplaudir orgulhosamente o lado bom dos autênticos representantes da nossa Pátria amada, seja representada pelos estudantes de todas  as  esferas do conhecimento ou no robustecimento e aval das nossas forças Armadas,  sempre pronta no  guarnecimento do território  brasileiro para  que  nenhum “invasorzim” paraguaio,  venezuelano, etc, ousem invadir ou  surrupiar  ainda mais o nosso Querido Brasil.

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 1 de setembro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: