//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Políticas Públicas

Florestas do Brasil: Parte V – CERRADO BRASILEIRO: Savana mais rica do mundo

2046

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e ocupa uma área de 235.448 Km2, cerca de 20% do território nacional. A área contínua do Cerrado passa pelos estados de Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná e São Paulo, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

mcerrado

No referido espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores  bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica, Tocantins, São Francisco e Prata), resultando em um elevado potencial aquífero que  favorece a  sua  biodiversidade.

O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando mais de 11 mil espécies de plantas nativas já catalogadas. De acordo com estimativas recentes, o Cerrado é refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% dos cupins dos trópicos.

a07fig05

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades quilombolas que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

images (10)

No Cerrado mais de 220 espécies de plantas tem uso medicinal. É no Cerrado também que se produz mais de dez tipos de frutos que são vendidos nos centros urbanos como: pequi, buriti, mangaba, cagaita, bacupari, cajuzinho do cerrado, araticum e as sementes do baru.

Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão. O Cerrado possui o menor percentual – 8,2% – de áreas sobre proteção integral.

Desmatamento-_-mp-go-gov-br

Fauna e flora do Cerrado

A fauna do Cerrado ainda é muito pouco conhecida e carece muito de trabalhos científicos, dissertações e teses sobre o assunto. Contudo, no Cerrado são encontradas algumas espécies de aves: andorinhão, beija-flor-tesoura, curiango, quero-quero, gavião-caboclo, urubu-caçador, urubu-rei, seriema, gralha-do- cerrado, curió, azulão, coleirinha, tiziu, joão-de-barro, chupim, sabiá-do-campo, bem-te-vi, araras, papagaios, ema, codorna, perdiz…

Alguns mamíferos do Cerrado: veado-mateiro, queixada, caititu, cachorro-do-mato, lobo-guará, onça pintada, vampiro comum, morcego, tatu-galinha, peba, canastra, anta, preá, cutia, ouriço… Répteis: cobra-de-duas-cabeças, jiboia, caninana, urutu-cruzeiro, jararaca, cascavel, calango, cobra-coral-venenosa, etc.

flora-do-cerrado

Cerrado no Paraná

O município de Jaguariaíva, no Paraná, abriga um dos últimos remanescentes de Cerrado no sul do Brasil. Mediante a disciplina de Flora Local/Formações Vegetacionais, graduandos de ciências biológicas e mestrandos do curso de botânica puderam estudar as características e as espécies vegetais existentes no bioma mais ameaçado do Brasil. Ao contrário do que muitos supõem, o cerrado não apresenta espécies xeromórficas, pois o clima se caracteriza por duas estações muito bem definidas (seca e úmida), onde a precipitação anual fica entorno de 1.000 mm. O solo é rico em ferro e alumínio, profundo e argiloso (latossolo), sendo o lençol freático igualmente profundo. Por isso as espécies apresentam sistema radicular profundo. A vegetação herbácea, seca no período de seca constituindo-se o combustível para os incêndios, os quais ocorrem naturalmente nos cerrados. Espécies arbustivas/arbóreas apresentam adaptações especiais para a sobrevivência aos incêndios, os troncos possuem casca extremamente engrossada e folhas espessadas. Relatos indicam que os indígenas iniciavam incêndios no cerrado, para a caça e preparação do solo para a agricultura. O cerrado existente encontra-se preservado, dentro dos limites do Parque Estadual do Cerrado. Neste Parque foi realizado estudo muito relevante sobre a composição florística deste importante bioma brasileiro.

Fontes:

http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado

www.portalbrasil.net/cerrado_faunaeflora.htm

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/caatinga_-_geologia,_relevo_e_solos.html

www.botanicaufpr/cerrado-no-parana

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Florestas do Brasil: Parte V – CERRADO BRASILEIRO: Savana mais rica do mundo

  1. Essa mensagem é direcionada as organizações criminosas nacionais e internacionais. Irmandade Ariana, Yakuza, Crips e Bloods, Solntsevskaya Bratva, Primeiro Comando da Capital, (PCC), Mungiki, Mara Salvatrucha 13, MS-13, Camorra, Cartel Sinaloa, Los Zetas, Máfia Jamaicana – Yardies, Máfia Albanesa, Máfia Sérvia, Máfia Israelita, Máfia Mexicana, Máfia chinesa, Máfia Colombiana, Máfia Siciliana, Máfia Russa, Aryan Brotherhood (AB, The Brand), Black Guerrilla Family (Black Family, Black Vanguard), La Nuestra Familia, Texas Syndicate (Texas 7), Mara Salvatrucha (MS-13), sociedade civil, segurança nacional exercito, marinha e aronautica, segurança publica policia federal, civil, militar, educação e saúde. Devemos nos unir contra uns inimigos que nos mata vários por dia, colocando uns contra os outros, que não nos dão oportunidade de estudar gratuitamente, não nos garante segurança, não garante salários dignos, transporte de má qualidade e caros ainda por cima, perdemos parentes, amigos, colegas em filas de hospitais, por falta de equipamento, efetivo, educação, muito mais colocam o policial para cumprir leis fúteis que não se cabe a um pais tão desestruturado, manda-lhes matarem os ladrões, sonhadores em ter um pouquinho do que os ricos tem, a ganancia faz parte da aula capitalista. O real comunismo de todos terem as mesmas coisas, os mesmo direitos, mesmo dinheiro, se o pib Produto interno bruto mundial deu tanto, se divide esse pib (produto interno bruto) pela população humana, e todos terão a mesma quantia em dinheiro, igualdade social, é o que os ricos não querem, querem continuarem ricos. Se os ricos não aceitam essa proposta de se tornarem humildes sem essa de pais de primeiro mundo e segundo mundo, acabar com a pobreza, de uma vez por todas peço mesmo não fazendo parte de nenhuma gangues ou facção criminal que adotemos a lei do dendê por dendê olho por olho, eles nos querem ver mortos, nos queremos velos mortos também, que miguem morra mais pela mesquinharia de ricos que não querem investir no pobre, pobre não vale nada, então eles também não valem nada, se nos moremos por causa de esgotos ao céu aberto, eles comeram merda, se nossa agua é poluída e ele não se importa, então que ele beba acido sulfúrico. Se eles agem com desonra, deslealdade, arrogância, estupides, que sejamos o Diabo na terra cobrando seus pecados mortais, pois perto de nos elas estão quase tomando o lugar do diabo no inferno, demônios ruim que fazem inveja ao capeta. Parem de maltratar mais do que já maltratam o pobre, agora o foco é $$RICO$$

    Publicado por Fabio Siqueira Silvaston | 25 de junho de 2015, 12:05 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: