//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Políticas Públicas

Florestas do Brasil – Parte III – Mata das Araucárias ou Pinheiro-do-Paraná

 

 

stefan kolumban araucária pulsardownload

A Mata dos Pinheirais localiza-se no sul do Brasil, estendendo-se pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A região das araucárias está localizada nas partes mais altas das montanhas do sul, nos planaltos, especialmente nas altitudes que variam de 500 a 1.000 metros do nível do mar. Nestas florestas, coexistem representantes da flora tropical e temperada do Brasil, sendo dominada pelo pinheiro-do–Paraná; cientificamente denominada “araucária angustifólia”.

O clima na região da Mata das Araucárias é temperado, com chuvas regulares e estações relativamente bem definidas. O inverno é normalmente frio, com geadas frequentes e até neve em alguns municípios. No Rio Grande do Sul e Paraná o verão é razoavelmente quente. As temperaturas onde se avistam as araucárias variam de 30ºC, no verão, até alguns graus negativos, no inverno rigoroso.

Vale destacar que o bioma dos pinheirais já ocupou cerca de 3% do território nacional. Mas com o seu alto valor econômico, há muito tempo o pinheiro sofre forte pressão de desmatamento. Atualmente existem não mais de 0,20% da área original.

Flora e fauna

Floresta com Araucaria_Page_6

Ao longo dos rios, campos e montanhas em meio as araucárias é normal se avistar na composição florística, espécies de lauráceas como a imbuia,  sassafrás, canelas, erva-mate, craúna entre outras aquifoliáceas de  leguminosas como o jacarandá, caviúna, monjoleiro e as mirtáceas guabiroba, pitanga, sete-capotes e outras além das epífitas vasculares como bromélias, orquídeas, cactáceas, pteridófitas, piperáceas,  urticáceas,  arbustos, lianas  e  erva.

Fauna

Várias espécies estão ameaçadas de extinção como a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, a guaritá, o mico-leão-dourado e vários tipos de saguis, a preguiça-de-coleira, o caxinguelê e o tamanduá.  Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, a gralha azul, o sanhaço, números beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos. Entre os principais répteis desse ecossistema estão o teiú (um lagarto de mais de 1,5 de comprimento), jiboias, jararacas e corais e numerosas espécies da flora e da fauna que são endêmicas.

P1290095-1

O pinheiro (árvore símbolo do estado do Paraná e da Polícia Militar do Paraná) é uma árvore que pode chegar a 50 metros de altura e tronco com até dois metros de espessura. O pinheiro produz pinha e dentro da pinha tem pinhão que é maturado nos meses de abril até julho e serve de rico alimento para muitos animais e para o homem.

Pinhão

1304508741

O pinhão pode ser comido cru, cozido, assado, moído, sopa, creme, pudim, bolo, sendo inúmeras as deliciosas receitas à base de pinhão, bem como são muitas as tradicionais festa do pinhão que ocorrem no sul do Brasil. No Paraná, por exemplo, acontece no mês de julho a famosa Festa do Pinhão, realizada na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, evento que reúne anualmente mais de cem mil pessoas.

“Pinheiro me dá uma pinha

Pinha me dá um pinhão

Menina me dá um beijo

Que eu te dou o meu coração”.

pinhao

Fontes:

www.ibflorestas.org.br

www.ambientes.ambientesbrasil.com.br

www.cidadao.pr.gov.br

www.sjp.pr.gov.br

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 5 de fevereiro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: