//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cotidiano

Arte e Cultura nos 461 anos de São Paulo. Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa

unnamed

São Paulo; que cidade é essa que completa 461 anos neste dia 25 de Janeiro? Cheia de grandes desafios, São Paulo, maior cidade do Brasil e da América Latina, continua recebendo povos de todos os cantos do mundo.

Não importa se dizem da falta de água, da energia elétrica comprometida, das enchentes, da pichação por todos os lados, dos arranha-céus, do concreto armado que encanta mas que também assusta até o mais frio homem ou mulher.

São Paulo da garoa, da chuva e do calor descomunal no seu janeiro de 2015. Dos túneis inóspitos, da frota de veículos que aumenta o barulho, a poluição, os acidentes, atropelamentos e matanças. São Paulo que parece fazer brotar gente das estações do rápido e caro metro.

São Paulo que agrega cidades ao seu redor. No Sudeste do Brasil é principal centro econômico e populacional do país e bem poderia ser destino (quase gratuito) como forma de incentivar todo brasileiro a conhecer um pouco de São Paulo, sua história e sua cultura.

unnamed (1)

Em meio as comemorações desses 461 anos de sua fundação, São Paulo apresenta  grandes eventos culturais na semana do seu aniversário. Visitas ao Sesc/Bom Retiro, a Pinacoteca e ao Museu da Língua Portuguesa.

Na Pinacoteca do Estado de São Paulo acontece até 22 de fevereiro de 2015 a exposição do austríaco Ron Mueck. As esculturas (em fibra de vidro, resina,silicone e acrílico) divididas em sete salas, com nove esculturas gigantes enaltecendo o ser humano, mostram pessoas com formas e tamanhos em estado natural.  A exposição provoca um choque humanístico no visitante ao ver gente como a gente de mentirinha. A sensação que se tem é de que podemos imortalizar uma pessoa e deixá-la na sala de casa. Haja susto!

unnamed (4)

Ron Mueck e suas esculturas: Homem e um barco, casal debaixo do guarda- sol, à deriva, mulher dos galhos, mulher com as compras, máscara 2, natureza morta (que mostra um frango depenado e pendurado), jovem casal, juventude (escultura traduzida em um jovem ferido na costela).  Exposição importante para servir de reflexão a quem interessar. A Pinacoteca de São Paulo fica na Estação da Luz, no metro no centro antigo de São Paulo.

unnamed (5)

unnamed (3)

No Museu da Língua Portuguesa o ser humano passeia nas palavras difusas das estações do metro. Ali, a poesia está sempre presente na árvore  das  letras, na  história do  carnaval  brasileiro, no salão do humor das charges, das tirinhas, dos quadrinhos na sala Esta Sala é uma Piada, narrando o período da ditadura militar no Brasil. É um convite para uma viagem aos mandos e desmandos e ousadia do traço do chargista/jornalista. A interatividade com a linguagem poética nos desafia ao aprendizado. Chico Buarque, Alice Ruiz, Caetano Veloso e uma legião de celebridades faz acalmar o coração até do mais escroto e desumano homem ou mulher paulistano ou não.

unnamed (2)

unnamed (7)

Entre meio as palavras diferenciadas surge a poesia sedenta por conhecimento da língua portuguesa;  um patrimônio imaterial riquíssimo, por ser o único museu da língua portuguesa no mundo, localizado também na Praça da Luz.

Fontes:

WWW.pinacoteca.com.br

WWW.museudalinguaportuguesa.com.br

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 5 de fevereiro de 2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: