//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Violência e Cidadania

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: 100 ANOS DEPOIS: 1914-2014

cruzes..

Decorridos 100 anos da Primeira Grande Guerra Mundial, cabe uma breve reflexão sobre os motivos e a tímida participação do Brasil.

Conflito social de 1914-1918 terminou com cerca de 10 milhões de mortos, o triplo de feridos, arrasou a agricultura, destruiu indústrias, além de gerar grandes prejuízos econômicos.

Para alguns especialistas de guerra o estopim da 1ª Guerra Mundial foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo, na Bósnia-Herzegovina. O império austro-húngaro não aceitou o resultado das investigações e as medidas tomadas em relação ao crime praticado por um integrante do grupo sérvio chamado mão-negra e no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Sérvia.

A partir de então os países europeus começaram a fazer alianças políticas e militares. De um lado havia a Tríplice Aliança já formada em 1882 por Itália, Império Austro-húngaro e Alemanha (a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, já formada em 1907, com a participação da França, Rússia e Reino Unido.

unnamed (2)

Na verdade havia uma forte vontade nacionalista dos germânicos em unir, em apenas uma nação, todos os países de origem germânica. O mesmo acontecia com os países eslavos. E obviamente, já no início do século XX, havia uma forte concorrência comercial entre os países europeus, sem falar do descontentamento da Alemanha e Itália que haviam ficado de fora do processo neocolonial, enquanto que  França e Inglaterra podiam explorar  diversas colônias ricas  em matérias-primas e com  grande mercado  consumidor na partilha da Ásia e da África.

Ao mesmo tempo, os países estavam empenhados numa rápida corrida armamentista, já como uma maneira de se protegerem, ou atacarem. A referida corrida bélica gerava um clima de apreensão e medo entre os países, onde um tentava se armar mais do que o outro. Como se não bastasse a França estava engasgada por ter perdido para a Alemanha a região da Alsácia-Lorena, durante a guerra franco-prussiana, no final do século XIX. Assim a França estava pronta para a revanche a partir da primeira oportunidade.

unnamed

Brasil na Primeira Guerra Mundial

Com um exército de apenas 55 mil homens e uma marinha que perdera em pujança nos anos conhecidos  como  República Velha (1898-1930), o  Brasil só poderia prestar  ajuda simbólica e portanto ao  lado da Tríplice Entente,  em 26  de outubro  de  1917, enviou a Europa não  mais que 20 oficiais e uma força médica de cem  homens, no combate contra a Alemanha.

Contudo, a tímida participação do Brasil na Primeira Guerra fez mostrar ao mundo, de que lado estava, trocando a influência de Londres para Washington, passando a ter assento no Tratado de Versalhes (1919), documento oficial pós-guerra. Documento este que influenciou e muito o início da 2ª Guerra Mundial.

unnamed (1)

Somente em 1917, ocorreu um fato histórico de extrema importância: a entrada dos Estados Unidos no conflito. Os EUA entravam ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com a Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Tríplice Aliança a assinarem a rendição e, por conseguinte o Tratado de Versalhes, que impunha aos perdedores fortes restrições e punições.

Vale lembrar que ao eclodir a guerra em 1914, há cem anos, o Brasil tinha sua economia predominantemente agroexportadora e focada no café. Detinha o Brasil quatro quintos da oferta mundial. Venceslau Brás era o presidente do Brasil.

Fontes:

http://www.bbc.co.uk/portuguese

http://www.sohistoria.com.br/ef2/primeiraguerra/

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: