//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Política e Sociedade

Venceu o Brasil pró China, Rússia e outros vermelhinhos

eleicoes estados

Com os resultados das urnas pró-reeleição da presidente Dilma Rousseff, do PT, a política interna do Brasil pode até não alterar muita coisa nas relações sociais que sabidamente é tirar recursos dos trabalhadores e ricos para dar aos pobres, com sobras aos corruptos largamente denunciados na grande mídia.

A mudança maior poderá ser sentida na política internacional, com o governo do PT pendendo para o lado da China, Rússia, Bolívia, Venezuela, Cuba e outros governos ideologicamente avermelhados e  sabidamente contra  o  capitalismo dos Estados Unidos e Europa. Daí tudo poderá acontecer.

Numa projeção mais pessimista imaginemos a presidente Dilma na mão grande tentando impor medidas impopulares do tipo aumento exorbitante da gasolina, dos alimentos, etc. Imagine o furdunço no Congresso Nacional com a maioria dos eleitos sendo oposição. Imaginem os 50 milhões de eleitores pró Aécio e os outros quase dez milhões que votaram branco ou nulo indo para as ruas e a polícia militar metendo o cacete nos manifestantes. E se as Forças Armadas tomarem as dores diante da violência. E se os Estados Unidos resolverem dar uma “mãozinha” aos militares brasileiros. Será que Dilma se manterá no poder no final dos quatro anos?

Não devemos esquecer que este mandato 2015-2018 (com o resultado apertado nas urnas) é totalmente diferente daquele primeiro mandato em que Lula passou o bastão com grande popularidade. Agora é diferente e a presidente terá indubitavelmente que dialogar e muito com os diversos segmentos da sociedade brasileira e com os organismos internacionais.

Se a presidente Dilma irá a partir de janeiro, governar um Brasil geográfico, político e ideologicamente dividido entre o socialismo/comunismo e centro/direita evidente está que o papel do PMDB, do vice Michel Temer, exercerá a função de pêndulo para que o radicalismo não se instale no país, abrindo brechas “aos sonhos” internacionais de aqui ou na vizinhança instalarem suas bases militares, o que provocaria distúrbios sociais. E o olha que o PMDB não é flor que se cheira. Para alcançar o poder joga de todas as formas. Nesse sentido o PT de Dilma que se cuida porque o perigo mora ao lado.

Diante do exposto e dos resultados das urnas, tudo indica que grandes manifestações populares no Brasil tendem acontecer e muito provavelmente começando pela região sul do Brasil com adesão de São Paulo e os outros oito estados onde o PT foi derrotado.

De imediato é preciso conter os ânimos dos reacionários conservadores que já falam em secessão separando o sul e centro sul do nordeste brasileiro. É preciso parar com tal incitamento, intolerância, insultos, mensagens xenófobas e preconceito aos irmãos nordestinos por causa do desfecho das urnas, onde o PT foi amplamente vitorioso.

25out2014---manifestantes-favoraveis-a-reeleicao-da-presidente-dilma-rousseff-pt-realizam-ato-em-sao-bernardo-do-campo-sp-neste-sabado-25-vespera-do-segundo-turno-das-eleicoes-1414246512300_1920x1080 (2)

Contudo, a democracia brasileira deve ser preservada e a palavra- chave é e será “diálogo” entre o governo petista e oposição, seja no encaminhamento das reformas necessárias (política, tributária, previdenciária, etc,), medidas econômicas ou na adoção de medidas internacionais, com equilíbrio e  respeito  a Cuba, China, Rússia e  claro, acarinhando  e  sempre Estados Unidos e  União Europeia. Do mais é esperar para ver.

Fonte:

www.tse.br

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: