//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Política e Sociedade

Social Democracia ou socialismo Petista?

download.jpg - PT e PSDB

Neste domingo (26) termina a disputa rumo ao Palácio do Planalto envolvendo duas forças ideológicas (PT e PSDB) antagônicas para uns e bem afinadas para outros. Cerca  de  143 milhões  de  brasileiros  vão  às urnas nesta  reta  final  do  segundo  turno para  definição dos  rumos  políticos  do Brasil.

Já vivemos a essência dessas experiências ideológicas com Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio da Silva. Ambos pecaram no segundo mandato de presidente da república. FHC iniciou o processo de privatização das estatais, sendo os setores de telefonia e Vale do Rio Doce os escolhidos, dentre outros. Lula e Dilma optaram pelo rombo na Petrobras, etc.

Delação premiada (tormento para o PT) no caso lava jato

A delação ou colaboração premiada (Lei 12.850, de 2013) virou uma delação eleitoreira contra o PT. Dilma vem falando que o PSDB quer dar o golpe difamando o PT, principalmente por causa das declarações/denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa e do doleiro Alberto Yousseff, em Curitiba no início de outubro, quando os mesmos dispararam contra vários políticos e partidos que se beneficiavam das transações operacionais na prestação de serviço, sendo o PT, PMDB e PP os principais “agraciados” da base aliada, no rateio dos aproximados R$ 70 milhões roubados da empresa. E o governo de Dilma não sabia de nada, tal qual Lula não sabia de nada quando do rombo do mensalão. Com aberrações assim o governo socialista/populista do PT pode chegar ao fim já neste domingo dia 26 de outubro. Daí o porquê de tantas ofensas envolvendo a Petrobrás e o governo de Minas Gerais.

Propostas pragmáticas

dilma-e-aécio-e1409581426777

Se a visão do Pastor Everaldo influenciar no governo Aécio, só sobrará o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O resto será vendido para atender os muitos partidos aliados, podendo o restante do que for  arrecadado  ser  investido  na  saúde,  etc. Bom  será  também  se o Pastor  Everaldo fazer sensibilizar Aécio a isentar do Imposto de Renda os  trabalhadores brasileiros que  ganham  até R$ 5  mil.

Marina Silva, terceira colocada na corrida presidencial, finalmente aceitou apoiar Aécio após ver algumas das suas propostas serem acrescentadas no programa do governo tucano de Aécio Neves. Dentre as propostas estão: escola integral, redução da maioridade penal, demarcação das terras indígenas, pagamento de 13° aos beneficiários do programa bolsa família, fim da reeleição a presidente da república e outras embasadas na sustentabilidade. Legalizar o uso da maconha no Brasil é proposta principal do candidato Eduardo Jorge, do PV, que agora apoia o PSDB.

urna eletronica-rafa-02

Verdade é que Dilma Rousseff e o PT estão vivendo dias de cão nesta reta final do segundo turno das eleições. Além de Aécio ter anunciado Joaquim Barbosa, para Ministro da Justiça; a petista define de golpe a campanha da oposição. Golpe aqui significa abocanhar o poder em Brasília e por fim a era PT.  O negócio agora é esperar o resultado das urnas neste dia 26 de outubro quando acontece a eleição do segundo turno no Brasil. Em jogo estão o Palácio do Planalto e diversos palácios estaduais. Contudo, o PT está vivo e pode sim também conquistar mais um mandato.

Paraná-fatura liquidada pró-tucanato

No Paraná a fatura já foi liquidada e o PSDB é soberano na administração do governo estadual. Muito provavelmente o governador Beto Richa não terá mais que cinco deputados opositores na Assembleia Legislativa do Paraná. Pensamento petista no Paraná é difícil de ser aceito. Basta ver fiasco no resultado das urnas pró-Gleisi.

normal_86ZM894FKWEL3DZZL9G3Y3434

Efeitos 2013

A sorte está lançada e que apostem suas fichas na democracia brasileira, talvez ainda bastante capenga e solapada sim, mas caminhando, exemplo  disso  foi  o  aumento da  representação  em  mais oito  novos  partidos no Congresso Nacional,  efeito das manifestações  populares  de  2013.

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 20 de outubro de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: