//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Política e Sociedade

Eleições 2014: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: Pré-candidatos quase definidos

oscar-niemeyer-praca-dos-tres-poderes-brasilia
No Dia 5 de outubro de 2014, aproximadamente 141 milhões de eleitores brasileiros elegerão o novo presidente da república para o mandato 2015/2018.
Três candidatos saem na frente rumo ao Palácio do Planalto. A atual presidente Dilma Rousseff do PT, Aécio Neves-PSDB e Eduardo Campo-PSB. Mas bem poderiam ser cinco. Eu acrescentaria nesta lista Marina Silva e Joaquim Barbosa. Mas é certo que outros mais surgirão.
Biometria e urnas eletrônicas
Faltando pouco mais de 150 dias das eleições presidenciais em 5 de outubro (primeiro turno e 26 de outubro segundo turno de acordo com o calendário eleitoral 2014, de acordo com o Supremo Tribunal eleitoral, em obediência a Lei 9504/97 e suas resoluções), cerca de 23 milhões de eleitores de 24 estados e o Distrito Federal votarão pelo sistema biométrico. Os demais utilizarão a urna eletrônica e cédulas eleitorais em algumas situações adversas.
Reforma política
Caiu por terra o desejo do povo brasileiro durante as manifestações de 2013, em promover plebiscito ou referendo sobre reforma política, durante as eleições de 2014. A proposta foi enterrada pelo PT, já que entre outros avanços o tema financiamento público da campanha não é favorável aos aliados governistas.
Desta forma, no dia 5 de outubro deste ano os brasileiros votarão em presidente, senador, governador, deputado federal e deputado estadual.
RTEmagicC_praca-tres-poderes.jpg
Saiba um pouco mais sobre os três pré-candidatos a presidente da república:

Presidenciáveis:

Aecio_Neves_governador_Minas_Gerais_ag_br_01
Aécio Neves – Nascido em 10 de março de 1960, em Belo Horizonte, Aécio Neves da Cunha, 54, é o presidente nacional do PSDB e um candidato que possui um histórico de herança política muito forte. Neto do ex-presidente Tancredo Neves, começou cedo a militar na política. “Ele possui qualidades indiscutíveis como a oratória e a vocação para a política. É inteligente, bem formado e fez um bom governo em Minas demonstrando que tem capacidade executiva”, descreveu um especialista político. Já no que concerne em aspectos negativos, o especialista lembrou a conjuntura do PSDB. “Pode pesar contra ele a questão partidária, que nunca foi satisfatoriamente resolvida dentro do PSDB por outras correntes lideradas por José Serra, e sempre atrapalharam um pouco na sua ascensão e na sua candidatura. Ele queria ser candidato desde 2010 e não conseguiu, mas agora é uma candidatura que deve obter grandes índices de aceitação”, observou.
Dilma
Dilma Rousseff – Nascida no dia 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, a economista e atual presidente da República pelo PT, Dilma Vana Rousseff, de 67 anos, é vista como uma mulher de gênio forte, mesmo assim, para o cientista político Adriano Oliveira, sua candidatura ainda é uma incógnita. “Diante da queda de popularidade da presidente, estamos num grande desafio, será que ela irá se recuperar?”, questionou o especialista sugerindo que a gestora dialogue mais com as classes C e D, evite a perda econômica e transforme os discursos em ações.
Apesar de precisar melhorar em alguns pontos segundo Oliveira, o analista político Maurício Romão destaca as principais características positivas da petista. “Ela tem naturalmente uma militância partidária antiga, embora seja mais técnica de que política. Mas é uma pessoa bem formada, com qualidades éticas e tem um legado do ex-presidente Lula que por si só é um fator muito forte no processo eleitoral”, descreveu. Ele destacou ainda o distanciamento entre o eco das ruas e a captação dos sons do Planalto em dar uma resposta à população e avaliou como um fator relevante para observação da presidenciável. Como se não bastassem os respingos de estilhaços oriundos do “caso André Vargas” (…) a presidente enfrenta denúncias de fraudes envolvimento a Petrobras, na compra, de forma irresponsável da refinadora de Pasadena, nos EUA.

images (13)
Eduardo Campos nasceu em Recife no dia 10 de agosto de 1965, Eduardo Henrique Accioly Campos é economista e além de governador de Pernambuco, no segundo mandato, é o presidente nacional do PSB. Entre os principais pontos positivos do socialista, o analista político destaca algumas características fortes. “Ele tem uma grande visão política, determinação, é inteligente, é um excelente dirigente partidário de sucesso, tanto que o PSB é um dos partidos que mais cresceu no Brasil recentemente e tem condições, não tenha dúvidas, de bons argumentos. Ele tem ainda uma boa oratória e sabe argumentar”, descreveu Romão acrescentado que caso agregue todas as qualidade citadas poderá se sair bem em 2014. “Isso dá uma conotação de um candidato preparado e vocacionado para a política e, portanto, sabe se posicionar dentro dos assuntos nacional, por isso, é um candidato muito forte”, pontuou.
Mesmo com os atributos destacados pelo analista, Eduardo Campos precisa estar em alerta para alguns pontos, como sugere o cientista político Adriano Oliveira. “Ele precisa mostrar um discurso diferenciado do PT, um discurso no âmbito de agressividade da política social e de reforma da gestão pública de forma que atenda as demandas da população”, frisou.
Vices
Pelo andar da carruagem as composições das chapas ficarão:
Dilma-PT terá como vice provavelmente Michel Temer do PMDB. Eduardo Campos-PSB terá Marina Silva como vice e Aécio Neves terá talvez alguém do DEM ou até mesmo o PSDB sairá com chapa pura. Como dizem os políticos, ainda é cedo para definição, mesmo porque tudo será oficializado somente durante a realização das convenções partidárias que acontecerão no mês de junho. Porém, já tem muita gente em plena campanha eleitoral Brasil afora.

images (14)
Marina Silva – Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima nasceu no Rio Branco (Acre) no dia 08 de fevereiro de 1958, é ambientalista, historiadora e pedagoga.
Entre os aspectos favoráveis da candidatura de Marina a vice de Eduardo Campos, destaca-se a defesa ao meio ambiente e a religiosidade. “A defesa acentuada na maior parte delas na questão ambiental e social cria uma área de bondade no seu entorno e atrai grande parte do eleitorado. É evangélica e tem uma intensidade eleitoral própria desse contingente. Ela tem desenvoltura e circula bem pelas diversas classes e meios sociais. Sem dúvida é um fator de desequilíbrio nesta eleição de 2014 porque está angariando índices elevados e pode reeditar pró-Eduardo a performance descartada em 2010”, argumentou Romão. Ou seja, essa dobradinha vai dar trabalho
images (15)
Joaquim Barbosa
Joaquim Benedito Barbosa Gomes nasceu no dia 7 de outubro de 1954 em Paracatu, MG. É um ex-advogado, ex-procurador da República, e atualmente professor, jurista e magistrado brasileiro. É o atual Presidente do Supremo Tribunal Federal, sendo, portanto o atual chefe do Poder Judiciário brasileiro. Candidatura infelizmente descartada por não se desligar do STF e não estar filiado a nenhum partido político em tempo hábil, obviamente por decisão pessoal. Mas que seria um candidato de mão cheia, isso lá seria, para o bem do Brasil.
Fontes:
http://www.leiaja.com/politica/2013/o-raio-x-dos-presidenciaveis-em-2014/
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 28 de abril de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: