//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cotidiano

PÁSCOA É… COMILANÇA, BEBEDEIRA, CHOCOLATE OU EXAME DE CONSCIÊNCIA?

download (10)
A Páscoa é muito mais que um feriado prolongado tão esperado. É um símbolo religioso aos Cristãos, Judeus, Hebreus… É a Ressurreição de Jesus Cristo para os fiéis católicos.
Páscoa é muito mais que empanturrar-se de chocolates, bebidas e diversões. É a união familiar, é oração, é remissão dos pecados. É reflexão espiritual, é desapegar das comezinhas materiais e do nocivo orgulho humano.
Páscoa é passagem, é Pesach para os hebreus. É Pascae em latim. Na Grécia antiga é Paska. Entre os judeus a data marca o êxodo deste povo do Egito, que por volta de 1.250 a.C. foi aprisionado pelos faraós durante anos a fio. Tal história é encontrada no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodos, onde Moisés liderou a travessia dos hebreus pelo Mar Vermelho em fuga do Egito. Nesta data os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento para lembrar q não teve tempo para a fermentação).
pao_sao bento_01-400x400
Entre os Cristãos, a data celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, quando após a morte, Sua alma voltou a se unir ao Seu corpo, no final da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
Deus enviou Jesus à terra para ensinar-nos uma maneira melhor de se viver. Apesar de seu ministério ter durado apenas três anos, seus ensinamentos tem influenciado bilhões por quase dois milênios. Porém o maior dom que Jesus nos concedeu foi Sua vida. Ele pagou o preço por nossos pecados, morreu na cruz e ressuscitou entre os mortos, provendo um meio para que cada um de nós volte a viver com Deus um dia.
Jesus é o Filho de Deus, Nosso Redentor e Salvador. Graças a Ele, a morte não é o fim, e a vida adquire um novo significado. Podemos mudar, recomeçar e voltar a viver de novo com Deus. Páscoa é Amor.
“Páscoa é exame de consciência”, segundo o Papa Francisco. Páscoa é o momento de indagar o papel de José, Maria, Judas, Pedro, Barrabás, Maria Madalena, Pilatos, Herodes, enfim, gente como nós.
História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
cirio_pascal
Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas “alfa” e “ômega” (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.
images (12)
Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).
Fontes:
http://www.cnbb.org.br
http://www.mormon.org
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 18 de abril de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: