//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Educação

As Estações do Ano influenciam na vida das pessoas?

Estações-do-ano1
As estações do ano influenciam os mares, a agricultura, a moda, a gastronomia e também o estado de espírito das pessoas. O Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) ou depressão de inverno, por exemplo, é uma forma de depressão que ocorre principalmente durante o outono e o inverno, quando a falta de luz solar pode tornar as pessoas mais vulneráveis às alterações normais de humor. “O clima influencia o humor e também o organismo das pessoas, que costumam ficar mais em casa e interagir menos com outras pessoas, causando um isolamento social. Países onde o frio é mais rigoroso apresentam mais casos de alcoolismo, depressão e até mesmo mais suicídios”, explica a psicóloga Ana Paula Moretto, em entrevista a Folha Uol.
No Brasil, as pessoas que vivem nas regiões do sul costumam apresentar estes sintomas. Porém, não se pode dizer que as pessoas que vivem em regiões mais quentes tem melhor qualidade de vida, mas são mais receptivas, abertas, do que as pessoas que vivem em regiões mais frias que costumam ser mais fechadas.
A radiação solar que incide sobre a superfície terrestre durante uma época do ano provoca um movimento de translação (deslocamento da terra em torno do sol) e pela inclinação do eixo da terra em relação ao plano orbital. É por isso que o planeta terra possui quatro estações do ano; outono, inverno, primavera e verão.
O outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores, que começam a amarelar.
outonoarvorgrossa
O outono é a estação que sucede o verão e antecede o inverno. No hemisfério sul o outono inicia-se no equinócio (quando os dois hemisférios; norte e sul recebem a mesma quantidade de luz solar) de março e termina no solstício de junho. No hemisfério norte o outono é chamado de “outono boreal, no hemisfério sul é chamado de “outono austral”“.
Acredita-se que a ausência da luz contribui para a produção de um neurotransmissor que regula o humor, o apetite e o sono chamado serotonina. Outro fator é a produção da melatonina (responsável pelo sono, que, produzida em excesso provoca a sensação de cansaço e a diminuição de energia, sendo que a diferença básica entre o Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) e a depressão maior é que esta última não necessita de uma época no ano para se manifestar e não desaparece com as mudanças de estação.
3f785b431e9453293ca5a8b8858cfb1a
Então resumidamente:
Primavera: As plantas voltam a crescer. As flores brilham.
Verão: As temperaturas são elevadas e os dias longos.
Outono: A estação da queda das folhas das árvores. Período de colheita quando os frutos amadurecem.
Inverno: É a estação mais fria do ano, período em que muitas aves migram para outros locais para fugir do frio. Geralmente no inverno ocorre incidência de neve e geadas.
solsticios
Bom mesmo é a pessoa, onde quer esteja, cuidar da saúde, sempre respeitando todos os seres vivos do universo, como forma de enfrentar as vicissitudes da mãe natureza, independentemente da estação do ano.
Fontes:
http://www.explicatorium.com
http://www.cosmo.com.br
http://www.folha.uol.com.br
http://www.clmais.com.br
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 22 de março de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: