//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cotidiano

CARNAVAL: Para tudo; é hora de folia

046238729-exh00
O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil, já sendo um elemento da cultura nacional. Mas é bom que se diga que o carnaval não uma invenção brasileira e de um jeito ou de outro é realizado em diversos países. A história do carnaval remonta à antiguidade (600 a 520 a. C) tanto na Mesopotâmia (hoje Iraque e Oriente Médio) quanto na Grécia e em Roma.
Carnaval em latim significa carnis levale, cujo significado é retirar a carne, tendo a ver com jejum e controle dos prazeres mundanos.
No Brasil, o carnaval começou no período colonial (1530-1815) com o entrudo, uma festa de origem portuguesa, porém praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões, ranchos, festas de salão, corsos, escolas de samba, afoxés, frevos, maracatus, marchinhas e agora com arquibancadas, alegorias, trios elétricos, batucadas de reggae, funk e tudo mais que se imagina em meio as mil e uma fantasias e porque não dizer nudez, orgias, bebedeira, alegria e quatro dias ou mais de festança Brasil afora. Hora de parar tudo em nome da folia carnavalesca.
images (2)
Mas é certo que existem os excessos, aumento de doenças infectocontagiosas, acidentes de transito e mais recentemente o carnaval gospel. Para quem gosta de folia de um jeito diferente.
Na atualidade, o carnaval é festejado em todo o Brasil, sendo os mais famosos o carnaval do Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Olinda, Recife, Porto Seguro, e até em Curitiba, ainda que sob chuva ou frio, sem falar dos milhões de telespectadores que acompanham o carnaval pela TV, Internet, etc. Quem não gosta dessa agitação aproveita para descansar neste feriadão prolongado que começa no sábado e só termina na quarta-feira de cinzas…

Corte do Carnaval
Fonte:
http://www.brasilescola.com/carnaval/carnaval-do-mundo

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 6 de março de 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: