//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cotidiano

Natal: Magia e simbologia que nos faz refletir sobre a Vida

feliz  Nat.
sinos
Qual criança não sonhou com a chegada do Natal? Qual adulto nunca viu um Papai Noel? Qual pessoa nunca ganhou uma lembrança natalina? Qual família nunca participou de uma ceia de Natal, com gente sorridente, de roupas novas, com crianças correndo pela casa e querendo saber que cheiro bom de comida é esse, ainda que tarde da noite, mas todos curiosos para o momento da revelação do amigo secreto e claro do presente ou do simples e inesperado abraço afetuoso?
Todos sambemos da magia do Natal, dos enfeites, decorações, zelo no embelezamento do lar, da visita por chegar, dos adornos natalinos e toda a simbologia que conduz o homem ao perdão, tal qual o aniversariante Jesus Cristo nos ensinou.
presepio
Os rituais teatrais, as cantigas, gritos, brincadeiras e orações traduzem o espírito natalino, pois sabemos também que um dia o bicho homem não acreditará em mais nada disso, resumindo a comércio as intenções. Não esqueçamos ainda que um dia muitos de nós passará o Natal adoentado num solitário quarto de casa ou enfermaria de hospital. Pior será passar o Natal na prisão ou feito mendigo pelas ruas a perambular esfomeado.
Então podemos dizer que a simbologia do Natal é sim de alegria, comilança e troca de presentes, mas é também uma simbologia mística, esotérica e ocultista, seja no reluzir das luzes penduradas na árvore natalina, nos sons dos sinos de Natal, nas velas, nas guirlandas, na figura inconfundível do Papai Noel, nas renas, nas cores verde e vermelha, na estrela pentalfa, de cinco pontas, o presépio, a missa do galo, a ceia e tudo mais que envolve o Natal.
velas
Não obstante, para nós leigos sobre a simbologia do Natal, o mais importante é alimentar a esperança de que somos pequeninos terráqueos capazes de celebrar o nascimento de Cristo, após é claro, nos redimir dos nossos pecados através do perdão, esperançosos e sedentos por um mundo de Paz entre os seres vivos.
Fonte:
http://www.jornaldaorla.com.br
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: