//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cotidiano

SUSTENTABILIDADE: O QUE É NA PRÁTICA?

People Connecting Continents
Valorizar a ética, os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável está virando tema nos discursos políticos no Brasil. A bandeira da sustentabilidade foi inicialmente introduzida e defendida pela ex-senadora Marina Silva e atualmente são muitos os partidários desta linha de pensamento. Mas o que na realidade significam esses temas ora inseridos nas pautas discursivas de políticos brasileiros, independente de ideologias partidárias?
Mas, afinal o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia, “sustentabilidade é um conceito sistemático relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Mas o que isso significa na prática? Significa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não ) de forma a prejudicar o menos possível ao equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração, a extração vegetal, a agricultura em larga escala, a fabricação de papel celulose, etc., revelou-se economicamente viável, promovendo um fôlego extra para a economia de muitos países, dentre eles o Brasil. Mas a degradação ambiental é inevitável, causando doenças de todo tipo, provocadas por indústrias poluidoras instaladas nas comunidades vizinhas.
Sustentabilidade-Sala-do-Marketing
Com tantas áreas degradadas e condenadas mundo afora surgiu o conceito de projetos sustentáveis visando a recuperação e exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade, e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis, com dividendos às comunidades que vivem nessas áreas.
O que se espera é que os grandes empreendimentos preencham as necessidades humanas de recursos naturais e garantam a continuidade da biodiversidade local, além de manter e melhorar a vida das pessoas vizinhas a esses empreendimentos e não simplesmente expulsá-las.
Então, resumidamente, sustentabilidade é ganhar dinheiro sim, promover recursos e bem estar econômico e social, mas é também e antes de tudo, respeitar as pessoas e as gerações futuras, o meio ambiente, com sua força vital, e o planeta, que diz respeito a todos os seres viventes.
Pode-se dizer que as atividades são sustentáveis quando:
*Usam material em ciclos contínuos.
*Usam, continuamente, recursos seguros de energia.
*Originam-se, principalmente das competências dos seres humanos (como por exemplo: criatividade, comunicação, desenvolvimento intelectual e espiritual, etc.)
Pode-se dizer que não são sustentáveis as atividades que:
• Requerem continuamente a utilização de recursos não renováveis.
• Usam os recursos renováveis mais rápido do que a capacidade deles se renovarem.
• Causam degradação cumulativa ao meio ambiente.
• Requerem quantidades de recursos que nunca poderão ser disponibilizados para as pessoas em todo o mundo.
• Levará à extinção de outras formas de vida, sem, contudo, não esquecer que os seres humanos constituem o centro das preocupações relacionadas com o desenvolvimento sustentável e tem direito a uma vida saudável e produtiva em harmonia com a natureza.
sustentavel
Vale lembrar que sustentabilidade no Brasil se dará de fato e plenamente com a participação das pessoas, fiscalização rigorosa por parte do poder público, eliminação gradativa dos sistemas de produção e consumo não sustentados e fomentar políticas demográficas apropriadas. Ou seja, sustentabilidade envolve empresariado, poder público, trabalhadores, comunidades, ONGs ambientais, política e direito.

Fontes:
http://www.planeta10.com.br
http://www.atitudessustentavis.com.br
http://www.vidaeconsciencia.com.br
http://www.letrasjuridicas.com.br

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 16 de dezembro de 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: