//
você está lendo...
Cotidiano, Eder Silva

Sociologia em imagem e sonoridades

Quando pensamos a sociologia como ciência, por vezes, deixamos escapar impactos que podem nos revelar a complexidade que é a forma de pensar sobre o “estudo das sociedades”. A tendência, quando relacionamo-la como ciência, é formatá-la aos moldes e tonalidades pré-estabelecidos pelo campus , pelo formato e pelos símbolos do academicismo vigente (da moda). Mas, quando somos atraídos pelo lado de fora (outsider) do modus operandi, então percebemos as nuances e amplitudes que ela (a sociologia) pode nos sensibilizar.

Isto pode ser repensado pelo entrechoque que as imagens e sonoridades, vistas como estruturas simbólicas, podem contrariar e desconstruir nossas percepções em relação a um conceito já formado sobre a identidade de algo: seja territorialidades, reações a movimentos no tempo, ou constructos imaginários.

Para exemplificar as elocubrações acima expostas, de modo que se busque amenizar mal entendidos , cito a cidade de Berlim, na Alemanha. Quando me sirvo de imagem projetada, penso-a sobre um céu acinzentado, um espaço rigidamente hostil, sério e sem cores, nem contornos. Quando busco alguma forma de musicalidade, projeto-a sobre um ritmo forte, grave, e cadenciado.

A ruptura desta identidade que é “projetada” em meu imaginário, é contraditoriamente “vivida” neste videoclipe, onde elementos de ruptura (em relação à minha projeção) podem ser nitidamente observados, pelas cores, pelo céu ensolarado, pela sonoridade descompassada e rica em harmonia; assim, desmitificando aquilo que estava pré-estabelecido em meu imaginário.

A idéia deste post não é confrontar conceitos estabelecidos nas ciencias sociais, tampouco fundamentar-me através de teorizações , citando pensadores da sociologia, mas ressaltar a riqueza que há neste campo das ciências humanas.

Apreciem sem moderação essa banda alemã. Ales Gut!

Eder Silva é iniciante nas ciências sociais, especialista em Sociologia Política (UFPR); bacharel em Turismo (UP). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Sobre Eder Silva

I'm a outsider

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 13 de outubro de 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: