//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Política Internacional

PRESIDENTE DILMA PROTESTA CONTRA E.U.A. NA ONU


A presidente Dilma Rousseff fez um discurso de muita coragem no enfrentamento diplomático com os Estados Unidos, durante abertura da 68ª Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU), no último dia 25 de setembro, ao protestar abertamente contra a política de espionagem americana contra “países amigos”, citando o caso do Brasil.
Para a presidente a denúncia de que o alto escalão do governo brasileiro era (ou continua sendo) monitorado pela agência de Segurança Nacional Americana é inadmissível e reflete um caso grave de violação de direitos humanos e das liberdades civis e não aceitou o argumento de que as escutas ilegais visam proteger os países do terrorismo, classificando de desrespeito à soberania nacional e que o Brasil sabe se proteger e por isso repudia, combate e não dá abrigo a grupos terroristas, destacou.
Dilma exigiu explicações e desculpas das autoridades americanas sobre o caso. Como não foi atendida, a presidente suspendeu a visita que faria a Washington agora em outubro, ao não receber satisfações consideradas suficientes sobre o tema e disse que o Brasil vai intensificar os mecanismos e legislação de proteção contra a espionagem e propor a ONU um marco civil multilateral para a governança na internet, para evitar que o espaço cibernético seja instrumento de guerra.
dilma  na ONU
Certo é que o discurso da presidente do Brasil na ONU prolonga o mal estar com o EUA e sua fala dependerá do posicionamento de outros “líderes amigos” para surtir os devidos efeitos. Caso contrário o governo norte americano poderá sim prosseguir com este tipo de monitoramento contra pessoas e instituições seja por medo de terroristas ou por interesses econômicos.
Fonte:
http://www.jb.com.br
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: