//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Violência e Cidadania

E.U.A. DECLARAM GUERRA CYBERNÉTICA CONTRA BRASIL E AMÉRICA LATINA

Cyber-Spy
São muitas possíveis explicações para que o governo norte americano, através da Agência de Segurança Nacional (NSA) investigue personalidades, autoridades e executivos do setor privado do Brasil. O desafio vai das falhas no sistema de inteligência brasileiro, onde o governo dos Estados Unidos utiliza os dados disponíveis na Internet para compilar informações de outros países no âmbito de segurança ou comercial.
Após denúncia da espionagem contra a presidente Dilma Rousseff, semana passada, o Itamaraty quer rever o sistema que colocou em xeque o monitoramento de informações estratégicas no âmbito governamental. Certo é que apesar dos alaridos do Planalto e do Itamaraty, a embaixada americana no Brasil, não anunciou nenhuma medida concreta contra Washington, seja por respeito a superpotência militar ou laços comerciais. O momento é delicado e o assunto espionagem poderá ser mencionado agora em setembro na ONU, durante abertura da assembleia geral, objetivando a formação de um bloco dos países espionados, podendo culminar na suspensão das relações bilaterais e no cancelamento da viagem oficial de Dilma aos EUA, prevista para o mês de outubro.
images (27)
Pacífico e negociador, que sempre foi, o Brasil talvez prefira levar o assunto espionagem aos organismos internacionais, em busca de aliados, que querem o fim da supremacia norte americana, sob alegação de que é inadmissível e inaceitável violação contra a soberania nacional, conforme disse o ministro da justiça José Eduardo Cardozo.
Outro motivo forte para a espionagem dos EUA é o pré-sal brasileiro, pois as empresas petrolíferas americanas querem a participação no leilão de Libra, avaliado em US$15 bilhões. Ou o pré-sal já pertence aos americanos do norte em transação realizada nos governos Lula e Dilma e agora o governo dos EUA a pedido das empresas daquele país, só quer ver se está tudo nos conformes e para isto vem espionando autoridades, celebridades, executivos, servidores públicos e até trabalhadores comuns, chegando a 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens grampeadas?
team_usa_logo
Não obstante, a CIA quer a cabeça do ex-agente Edward Snowden, que denunciou todo este sistema de espionagem na América Latina, mas que foi ignorado, especialmente no Brasil, Venezuela e Bolívia, onde se sabe tem espião norte americano por todos os lados que utilizam o Google para conseguirem toda a informação que entra e sai via Internet e potentes roteadores centrais que processam os arquivos, dados e conversas virtuais. Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o Brasil conta com 110 milhões de acessos à internet em alta velocidade, sendo 88,7 milhões de banda larga móvel e 21,4 bilhões de banda larga fixa.
Visando conter a guerra cibernética pró EUA, o governo brasileiro avalia a criação por parte dos Correios, de e-mail antiespionagem com certificação digital e criptografia com informações que serão armazenadas em servidores brasileiros e não mais no Google, a partir de 2014.
images (28)
A medida equivale a criação de cyber defesa como forma de garantir maior segurança aos internautas brasileiros e conter a cyber crime, roubo de dados e invasões de hackrs nos e-mails, facebook, blogs, twitter, wordpress, You Tube… Ou seja, os programas espiões dos norte americanos contaminam as ferramentas digitais e os sistemas de software e hardware, podendo tornar o mundo virtual numa parafernália e num quiproquó dos diabos, principalmente nos países periféricos, considerados terceiro mundistas a partir do olhar dos americanos do norte que desejam todas as riquezas do mundo. Enquanto isto planejam a invasão e matança na Síria, pró rebeldes.
Fontes:
http://www.justica.gov.br
http://www.gazetadopovo.com.br
http://www.uol.com.br
http://www.observatoriodaimprensa.com.br
http://www.oglobo.com.br
http://www.telebrasil.com.br
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “E.U.A. DECLARAM GUERRA CYBERNÉTICA CONTRA BRASIL E AMÉRICA LATINA

  1. Puxa vida!!! E eu escrevendo um monte de coisas contra os bisbilhoteiros hein… Depois dessa, vou parar de postar “idéias subversivas” contra os ianqures” (escrevi errado pra eles não descobrirem) he he he!

    Publicado por Eder Silva | 6 de setembro de 2013, 7:59 pm
  2. As manifestações que vem ocorrendo no Brasil, não tem nada a ver com o mecanismo Capitalista, então, a águia norte americana precisa botar as unhas para funcionar…

    Publicado por elicordeirojr | 7 de setembro de 2013, 4:21 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: