//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política

Paraná vai delineando candidatos ao Governo do Estado para 2014

images (25)
Aos poucos vai tomando corpo os possíveis candidatos ao Palácio Iguaçu (foto) nas eleições de 2014.
É certo que o governador Beto Richa –PSDB- irá concorrer a reeleição, tendo como opositores Gleisi Hoffmann –PT- Roberto Requião –PMDB e talvez outros nomes de menor expressão política.
gov. pr
Possivelmente Beto Richa irá prosseguir na dobradinha com Flávio Arns, sendo quase certo apoio a reeleição do também senador tucano Álvaro Dias.
A dúvida fica por conta do vice de Gleisi, se Osmar Dias –PDT- concorre a vice ou ao senado.
Roberto Requião –PMDB- (atual senador que não sofre lá grandes pressões, pois seu mandato no senado ainda permanecerá por mais quatro anos, deverá medir forças dentro do PMDB com Orlando Pessuti) se passar vai jogar muita lenha na fogueira, levando consigo nomes ainda incertos que irão compor a chapa a vice e ao senado.
Vale lembrar que em 2010 Gleisi foi eleita senadora, porém não chegou assumir o cargo, pois preferiu atender a presidente Dilma Rousseff para ocupar o cargo de ministra da Casa Civil, onde lá deverá permanecer até janeiro próximo, quando sairá para fazer campanha ao governo do Paraná. Ocupou a vaga de Gleisi o suplente Sergio Souza-PMDB- até então desconhecido politicamente, que tornou-se senador do Paraná sem pedir um voto sequer graças a “generosidade” da atual ministra. Porém, Sergio Souza deverá pleitear oficialmente a cadeira no senado, até mesmo para mensurar nas urnas a efetivação do trabalho realizado durante o seu mandato de quatro anos.
Nota: o Paraná possui três senadores (Álvaro Dias, Roberto Requião e Sergio Souza), sendo que em 2014 será disputada somente a cadeira de Álvaro Dias)
Fonte:
http://www.senado.gov.br
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

5 comentários sobre “Paraná vai delineando candidatos ao Governo do Estado para 2014

  1. É colega Carlos, parece que as cartas já estão marcadas para nossa próxima eleição estadual, que não deve ser diferente das outras, ou seja, os “estabelecidos” agendando suas propostas e ocupando lugar nos palanques. Enquanto que os outsiders, nem pensar… Quanto ao Pessuti, mesmo eu tendo conhecido-o pessoalmente e sabendo como ele trabalha, ainda que ganhe a disputa no partido (contra Requião), acho que não fará tanto “contrapeso” como faria o já “surrado e desgastado” Requião. Queira ou não , o Requião na disputa pelo governo, ao meu ver, pode muito mais atrapalhar a intenção de voto para os dois já “estabelecidos” Gleisi e Richa. Como diz o Renato Russo: “…sempre mais do mesmo, não era isso que você queria ouvir?” Eita politica enfadonha essa nossa hein (risos). Parabéns por nos atualizar!

    Publicado por Eder Silva | 16 de agosto de 2013, 5:54 pm
  2. LUIS CARLOS, enquanto a maioria das pessoas são apolíticas, VOCÊ, através d suas explanações, demonstra q além d ser um cidadão consciente, participativo e crítico é também político, pois faz a diferença social… T aplaudo por isso…
    Cabe aqui a fala d Marilena Chauí: “As pessoas desgostosas e decepcionadas, n querem ouvir falar em política, recusam-se a participar d atividades sociais q possam ter finalidade ou cunho político, afastam-se d tdo q lembre atividades políticas. Mesmo tais pessoas com seu isolamento e sua recusa, estão fazendo política, pois estão deixando q as coisas fiquem como estão e, portanto, q a política existente continue tal qual é – a apatia social é,
    pois, uma forma d fazer política”
    Assim sendo, penso, então, q tal postura é a política da alienação, da omissão, da comodidade, do laizzez-faire, e do manter o status quo…
    Qto aos pretensos candidatos mencionados, n será fácil classificar qto â suas posturas políticas… vejo muita “libertinagem” política… “Essas articulações políticas com fins eleitoreiros é a essência da corrupção” (Luque Ronald)

    Publicado por silmara | 20 de agosto de 2013, 11:49 am
  3. (continuando… rss…). “Quem n se ocupa d política já tomou a decisão política d q gostaria d se ter poupado: serve ao partido dominante” ( M. Frisch)
    Voltando aos candidatos… o Sr. Álvaro Dias esfacelou sua imagem diante da classe dos professores q ainda tem sua dignidade… 30 de agosto, 1988… (n irei descrever o episódio agora,,,), isso deixou marcas profundas em nossas vidas… dia 30 próximo, haverá paralisação e dia d luto nas escolas paranaenses… ” O descontentamento é o 1º passo na evolução d um homem ou d uma nação” (Oscar Wilde) – o Sr. atual governador, passa longe da maneira d seu pai governar… sei q os tempos eram outros, porém há valores q jamais se perdem com o tempo… está deixando lacunas… ou será por ser “tucano”, q como tais(eles), prevalece o sistema neoliberal na sua maneira d governar, ou…? – o Sr. Requião, sob minha ótica, dentre todos, é o q pecou menos na área da educação… a Sra Gleice, n tenho opinião formada ainda, mas tenho cautela … qto aos demais pretensos veremos… há q se levar em conta q há uma disparidade entre a capital e o interior na questão d avaliar as atuações d cda um dos candidatos…
    ” Somente quem tem a vocação da política terá certeza d n desmoronar qdo o mundo, do seu ponto d vista, for demasiado estúpido ou demasiado mesquinho para o q ele deseja oferecer. Somente, frente a todas as dificuldades, pode dizer:”apesar d tdo ” – tem vocação para a política” (Max Weber)
    abraços a todos, SIL

    Publicado por Silmara | 20 de agosto de 2013, 6:14 pm
  4. MANIFESTO PELO FIM DAS OLIGARQUIAS POLÍTICAS DO ESTADO DO PARANÁ
    Solicito licença para utilizar este espaço, quero exigir o fim da OLIGARQUIA POLÍTICA NESTE ESTADO. Temos grupos de interesses e famílias que dominam o poder político em nossa terra à muitas gerações, manipulando nossas ideias e escravizando nosso trabalho, sugando nossa liberdade de sonhar e projetar um lugar melhor para viver, mentindo constantemente a fim de manter o domínio das massas. Temos grupos que historicamente dominam o aparelho de estado à fim de manter direta e indiretamente o controle de fluxo de informações, capitais e privilégios; utilizando tudo unicamente em benefício próprio. De outro lado, esta classe dominante, através do controle do poder, semeia pobreza, carência e miséria, através da constante escravização da classe trabalhadora e recolhedora de pesados tributos ao governo.
    Temos um estado onde poucas famílias controlam o poder e a opinião pública, há muitas décadas. Chegamos então ao limite, pois para continuarmos progredindo e avançando, precisamos nos libertar dessa gente, que só nos explora e nos lança ao atraso social. Precisamos buscar MÉTODOS MAIS MODERNOS E JUSTOS DE GESTÃO PÚBLICA, e as pessoas que aí estão não tem interesse e nem capacidade de mudar e melhorar, não são capazes de ousar.
    Em 2014 VOTE DIFERENTE, BUSQUE NOVAS PESSOAS. A política é para melhorar a vida da coletividade e não de apenas algumas pessoas, política não é profissão, não é uma maneira das pessoas se encostarem e explorarem o próximo. Os cargos públicos devem ser ocupados pelos diversos setores da sociedade, devem ser rotativos, não podem ter donos, pertencer a poucas famílias… Temos que deixar de votar no avô, depois no filho, no neto, no sobrinho…Chega dos mesmos, chega dos Richas, dos Requiões, dos Buenos, dos Massas, dos Stephanes, dos Barros Braga, dos Rocha Neto, dos Andrade Vieira, dos Lerner, dos Fruet, dos Rocha Loures, dos Camargos, dos Khury, dos Malucelli, dos Mussi, dos Pimentel, dos Dias, dos Gomes, dos Araújos, dos Slavieros, dos Traianos, dos Simões, dos radialistas demagogos, de toda essa tralha… Enfim, CHEGA DO PASSADO, VAMOS EM FRENTE A UM NOVO FUTURO… Essa gente não é o povo, eles são egoístas demais para pensarem na gente…. VAMOS MUDAR…
    COMO ESPERA TER UMA VIDA MELHOR, SE CONTINUA FAZENDO O QUE SEMPRE FEZ? Mude as pessoas que administram esse país, se não fizeram nada por você até hoje, não vai ser agora que irão fazer.

    Gostou? Copie e cole, mande para os seus amigos..

    Publicado por TRABALHADOR | 10 de setembro de 2013, 9:07 pm

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 23 de agosto de 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: