//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cotidiano, Uncategorized

QUEM FUNDOU A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA? Jesus Cristo, Simão Pedro, Constantino, Leão I

Cristo III
Na minha leiguice religiosa penso que foi Jesus Cristo. Digo isto porque Jesus foi o grande responsável pelo fim do Império Romano (44.a.C. à 476.d.C., de Júlio César à Rômulo Augusto). Logo, foi Ele o grande incentivador e mentor do catolicismo Cristão.
Foi no império de Otávio Augusto (63 a.C.-14.d.C.) que o Império Romano foi marcado pela ampliação do comércio entre as províncias, construção de estradas, pontes e aquedutos e grandes realizações culturais. A literatura floresceu com apoio a financiamentos aos artistas e escritores como os poetas Virgílio, Horácio e Ovídio; período este considerado o mais rico da civilização romana em termos culturais, também denominado de alto Império.
Após a morte de Otávio Augusto, assumiu o governo o imperador Tibério ( 42.a.C. a 37 d.C.), tendo seu governo marcado pela imoralidade e pela corrupção, com intrigas, conspirações e perseguições. Foi durante seu governo que Jesus Cristo foi crucificado. Seu sucessor, Calígula, teria sido um déspota e Cláudio, que o sucedera foi envenenado pela própria esposa.
images (20)
Vale lembrar, no entanto, que os apóstolos Pedro, Paulo e outros seguidores de Cristo, após sua morte se reuniam clandestinamente onde podiam, fundavam igrejas como na Antióquia, Capadócia, Palestina, etc. Simão Pedro nascido 10.a.C. foi o primeiro papa da Igreja Católica, durante o período de 30 a 67 d.C.). Ver os 266 papas da Igreja Católica Apostólica Romana, em fonte abaixo.
Após Pedro, O imperador Nero (54 a 68 d.C.) assumiu o governo e foi acusado de atear fogo em Roma e culpar os seguidores do cristianismo, que por sua vez eram presos e levados às imensas arenas para enfrentar leões ou outros animais selvagens, ou ainda gladiadores (soldados lutadores) em espetáculos públicos, etc. Ou seja, Jesus Cristo revolucionou o mundo e promoveu a derrocada do Império romano, fazendo surgir diversas crenças, com a predominância do cristianismo, culminando em 440 à 461 d. C.) Leão I, sendo eleito papa da cristandade, durante o Império Bizantino, sob a batuta do Imperador Constantino.
Porém, sabe-se que foi o Imperador Constantino (306-337) que tomou providências sobre a política religiosa do Império concedendo liberdade de culto aos Cristãos, oferecendo aos escravos uma alternativa de salvação, ainda que após a morte, pondo fim a divindade do imperador.
Na Bíblia, em Mateus, 16, 18, Nosso Senhor disse a São Pedro: (“…Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu edificarei a minha igreja…”)
cristianismo (1)
Não obstante, sabemos que *religião (ontem, hoje e sempre) é tema polêmico para quem enxerga e reconhece noutros lideres espirituais. Mas saudáveis são os líderes que convergem os ensinamentos para Deus; força suprema que rege todo o universo incluindo os pequeninos humanos.
* RELIGIÃO deriva do termo latino “Re-Ligare”, que significa “religação” com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
*A religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas. Precisamos diferir o ser possuidor de religiosidade, do religioso, que é fruto do sistema religioso.

Fontes:
http://www.bibliacatolica.com.br
http://www.scipione.com.br/civilizacoesantigas/ensinomedio
http://www.paginaoriente.com
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

9 comentários sobre “QUEM FUNDOU A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA? Jesus Cristo, Simão Pedro, Constantino, Leão I

  1. TE PARABENIZO!, pois descreveu bem e se empenhou com afinco sobre o dar satisfação às dúvidas e questionamentos d seus leitores, contudo, ACREDITO q: partindo do pressuposto d q CRISTãos são seguidores do CRISTO, certamente parte-se da primícia d q foi ELE o pioneiro da cristandade… PENSO, Luiz Carlos, q o q importa n é saber com exatidão quem fundou o catolicismo… quem fez o quê… mas sim, QUEM EU SOU… QUAL MEU PAPEL COMO SER HUMANO NESTE UNIVERSO.. qual meu papel.COMO CIDADÃO na sociedade a q pertenço…o mais importante é o q cda um d nós carrega em seu EU mais profundo…sua essência…e sua conexão com o divino,, com d EU s… Tomo emprestada as palavras d Fernando Pessoa: “NÃO VIESTES À TERRA PARA PERGUNTAR SE DEUS, VIDA OU MORTE EXISTE OU NÃO… PEGA AS FERRAMENTAS PARA TRABALHAR PONDO NA TAREFA CADA PULSAÇÃO… FERRAMENTAS TENS… N PROCURES EM VÃO SAÚDE, FÉ EM TI, ARTE EFICIENTE, CAPACIDADE, PODER DE EXPRESSÃO, CORAÇÃO SENSÍVEL (emoção) e a FORÇA da MENTE (razão)”
    A Ciência,por si só, não tem qualquer condição de satisfazer plenamente a este ser humano porque este, não restringe-se às dimensões do conhecimento científico apenas. O ser humano tem necessidade de CRER… Há algo além da ciência… algo q nos liga ao transcendental…algo q foge da compreensão humana e da comprovação cientifica…algo q Comte, com o positivismo, n explica e n satisfaz plenamente ..
    Li, na revista Época, q psiquiatras, psicólogos e terapeutas começaram a incorporar a espiritualidade e religiosidade dos pacientes ao tratamento – eles constroem uma representação divina q une todas as boas características que conhecem e usam esse modelo para ajudá-los…
    Tanya, autora do livro: ” When God talks back” (qdo Deus responde) diz que DEUS é a CONEXÃO contigo mesmo ou a FORÇA superior q cda um se CONECTA… (Silmara L. da Silveira (Orientadora Educacional).

    Publicado por Silmara | 12 de agosto de 2013, 3:31 pm
    • Aproveito as palavras da colega Silmara, para dizer que compartilho da idéia de que o que importa é “QUEM EU SOU… QUAL MEU PAPEL COMO SER HUMANO NESTE UNIVERSO…”. Mas é importante também, esclarecermos que segundo fontes não católicas, Jesus não fundou Igrejas, tal como conhecemos, fundamentada em dogmas e hierarquia sacerdotal. Eram “Escolas” de ‘autoconhecimento e autorealização’, e muito do ensinamento não está na bíblia, ou está oculto. O Cristo é a maior influência e referência das religiões ocidentais, a Igreja Católica Apostólica Romana é comumente considerada a mais antiga, mas existem diferentes “Escolas Cristãs” desde os tempos de Jesus. Enfim, o assunto é complexo, mas é ótimo podermos falar sobre. Segue uma referência de livro: A Vida Mística de Jesus – autor: H. Spencer Lewis. Valeu, abç.

      Publicado por anovamente | 12 de agosto de 2013, 4:59 pm
  2. Acredito também que Jesus não fundou quaisquer religião, mas que Ele sim dividiu a humanidade em “antes” e “depois”. Assim como Sócrates dividiu a história do pensamento filosófico em “pré” e/ou “pós”. Além do mais, com referência à ambos, não podemos encontrar quaisquer coisas escrita por Eles mesmos, a não ser o que deles se escreveu por discípulos, historiadores e “criadores” de igrejas. A propósito, acredito ainda que a igreja primitiva não é a mesma igreja catolica apostolica romana ou até mesmo a Igreja Ortodoxa do Oriente, pois ambas se desviaram substancialmente dos ensinamentos do Cristo, e vivem hoje um tanto “dispersas”, a exemplo das demais seitas oriundas do cristianismo institucional. Falo desta maneira pelo fato de ter nascido e frequentado o catolicismo até minha juventude, e logo após ter conhecido e frequentado o protestantismo por um período de 6 anos. Mas, tenho por certo de que o Espírito de Deus já estava intrinsicamente agindo em minha vida desde os primórdios de minha frágil e limitada existência… Contudo, as fontes de informações divergem quando são parciais, tanto por parte dos que afirmam o cristianismo ter iniciado com Cristo ou ter iniciado no Gênesis, bem antes do Cristo. Ainda acredito que é um assunto muito delicado para afirmações, mas não discordo que são para edificação e muito proveito as conjecturas que estamos assinalando aqui neste post, principalmente as fontes trazidas pelo Carlos Evangelista e postumamente entre os colegas, incluindo minhas conjecturas. Vou ver se acho o livro do Spencer Lewis, indicação do colega Adriano, e aprender mais um pouquinho sobre o transcedental do Cristo. Abçs a todos e, obrigado Carlos pela proposta em trazer mais um post sobre o tema religião.

    Publicado por Eder Silva | 12 de agosto de 2013, 9:18 pm
  3. Muito obrigado aos colegas Adriano, Silmara, Eder… por compartilharem de tão polêmico e delicado tema que chamam de Religião e Sociedade. Concordo com a professora Silmara quando afirma que todo Cristão é seguidor de Cristo e que ..o q importa n é saber com exatidão quem fundou o catolicismo… quem fez o quê… mas sim, QUEM EU SOU… QUAL MEU PAPEL COMO SER HUMANO NESTE UNIVERSO.. qual meu papel.COMO CIDADÃO na sociedade a q pertenço…o mais importante é o q cada um d nós carrega em seu EU mais profundo.

    Do Colega Adriano agradeço pela dica do livro A Vida Mística de Jesus – autor: H. Spencer Lewis e pela visão de Jesus como fundador de diversas escolas para professamento da Fé Cristã.

    Muito oportunas as observações do colega Eder ao dizer que “acredito ainda que a igreja primitiva não é a mesma igreja Catolica Apostolica Romana ou até mesmo a Igreja Ortodoxa do Oriente, pois ambas se desviaram substancialmente dos ensinamentos do Cristo, e vivem hoje um tanto “dispersas”, a exemplo das demais seitas oriundas do cristianismo institucional…”.

    O importante é que os mencionados comentaristas concordam sobre as muitas brechas para manifestações infinitas sobre o tema sem que ninguém se ache o dono da Verdade Absoluta, pois estamos apenas conjecturando sobre tão polêmico tema.
    Grato e abraço à todos. Carlos. Evangelista

    Publicado por carlosevangelistajor | 13 de agosto de 2013, 8:28 am
  4. OLÁ, COLEGAS! Permitem-me assim chamá-los ? PARABENIZO a todos q se envolvem e assumem esta causa (suas publicações), as quais, d certa forma, beneficia o mundo… sim, pq através do q escrevem e os temas q publicam estão iluminando a “escuridão” q paira na sociedade e no universo… pode ser uma metáfora, mas se cada cidadão, com seu engajamento social, colocasse um pontinho dessa luz, nossa sociedade estaria bem mais nutrida d PAZ, SOLIDARIEDADE, CONHECIMENTO e ÉTICA… isso, evitaria as desigualdades, a violência sob todas as formas, a aviltante corrupção e o surgimento d tantos políticos mercenários…. Segundo Mosquera, (1982, p. 98 -99), as pessoas não cumprem simplesmente tarefas, elas elaboram terminalmente momentos existenciais que as tornam mais conscientes de si mesmas e dos outros. Então, q temas polêmicos publicados pelo Carlos, e os abordados por vcs aflorem corações e mentes para libertar o homem, ser humano, e n o aprisione em filosofias vãs, resultado de pensamentos ideológicos dominantes, d modismos e d fanatismo sem causa… (Silmara, Orientadora Educacional)

    Publicado por Silmara | 14 de agosto de 2013, 10:09 pm
  5. Estava observando tua formação acadêmica, a qual acrescenta um pontinho a mais na tua vida, pq o q escreveu reflete a tua essência, tua conexão com o transcendental e o SER HUMANO grandioso q é, com sensibilidade interior q o capacita d poder ouvir sons q muitos céticos n os ouve, sons imperceptíveis à pessoas alienadas e racionais em demasia … sons q provém do mais íntimo d nossa alma, onde mora nosso d EU s … Uma das falas d Paulo Freire, descreve pessoas q são ao contrário do q vc é… “a alienação estimula o formalismo, funciona como uma espécie de cinto de segurança, daí a pessoa alienada, insegura e frustrada ficar mais na forma q no conteúdo e ver as coisas na superfície q em seu interior”…
    O QUÊ este ser HUMANO Adriano escreve, denota não apenas INformação, mas TRANSformação,… sim, pq ao interpretar sua publicação acontece algo, por menor q seja, ao leitor… e isso, de certa forma, o leva a uma nova leitura d si mesmo e do mundo q o cerca .

    “O ESTILO está SOB as PALAVRAS como DENTRO delas” (Gustave Flaubert)
    Silmara L. da Silveira(Orientadora Educacional)

    Publicado por Silmara | 15 de agosto de 2013, 8:58 pm
    • Oi querida Silmara… puxa! fico agradecido pelas suas ‘palavras-ação’ e feliz por sua abertura e gentileza… que linda e verdadeira esta citação do Paulo Freire. Seres Humanos ouvem sentem e manifestam d EU s… em movimentos de Transformação, de Amor à Vida, de Humanidade. Seja sempre bem vinda, bem estando, bem seguindo… hehe! obrigado, abraços.

      Publicado por anovamente | 16 de agosto de 2013, 1:24 pm

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 12 de agosto de 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: