//
você está lendo...
Economia e Negócios, Eli Cordeiro Jr.

Por que estudar Sociologia Política em Administração de empresas?

SOCIOLOGIA2

A Administração em seu âmbito estratégico precisa gerir bem as empresas para que estas sobrevivam no meio competitivo atual. Com poucas exceções, (talvez na estrutura de mercado “monopólio”), neste não se tem a preocupação constante em estar bem posicionado estrategicamente no mercado em que atua. No contrario, a grande maioria das empresas não só devem se preocupar com seu ambiente interno (fechado) mas também devem estar de “radares ligados” com o que acontece no ambiente aberto ou externo.

A disciplina de empreendedorismo do currículo de Administração, ensina-nos como montar um  negócio próprio, esta matéria detalha passo a passo como o novo empreendedor deve cuidar das finanças, contabilidade, marketing, produção e recursos humanos, em resumo, dá diretrizes para bem administrar a empresa. Todavia, quando o empreendedor parte para estudos de mercado ou mesmo analise de potencial de mercado de seu suposto produto, entra em contato com fatores macros que não dependem somente de boa gerencia interna, então, começa a perceber forças politicas, econômicas, estatísticas e sociológicas. Não só no estudo de viabilidade de um novo empreendimento isso acontece, como também, estão presentes estas forças externas, quando uma empresa adota alguma estratégia com base em algum de seus objetivos e logo se depara com objetos de estudos “instáveis”. É nesse momento que a Sociologia Política pode nos ajudar a entender dois grandes cenários importantíssimos nos estudos administrativos: O Sociológico e o Político, ou em outras palavras Sociologia Política.

Genericamente falando, o cenário sociológico é aquele que trata do estudo das instituições e relacionamentos dos homens em sociedade, tem como proposito entender como a ação humana e consciência moldam ou foi moldada por volta das estruturas culturais e sociais. Uma vez que esta disciplina trata dos relacionamentos do homem em sociedade, temos que lembrar que a sociedade é composta de homens que trabalham em instituições e empresas pelas quais o homem recebe seu salário. A literatura sociológica é imensa para tentar entender a dinâmica destes acontecimentos, teóricos como Marx, Weber e Durkheim são os mais utilizados na busca do entendimento dessas variáveis sociais. Finamente a Política nos traz a noção do “Poder”, com vasta literatura no assunto mostra as regras do poder, como por exemplo, ao estudar Maquiavel. “Os fins justificam os meios”. Ao pensarmos nos fatores externos que cercam um “ramo” especifico o empreendedor terá que no mínimo ter noções das regras de analise sociológica e também das regras políticas, para que possa se preparar melhor e um posicionamento estratégico. É óbvio que ao se estudar a Sociologia Politica muitas duvidas sobre a imprevisibilidade de acontecimentos virão, uma vez que estaríamos trabalhando com fenômenos instáveis. Todavia, a Ciência politica e as Sociais nos trazem bons mecanismos de analises com possibilidades distintas de um autor para o outro, também, outro beneficio que pode se encontrar é o enredo histórico do qual engloba todos os acontecimentos sociológicos e políticos, dando-nos uma noção de cronologia dos fatos.

Este post faz uma aproximação prévia e simplificada, do entendimento da importância de se estudar Sociologia Politica na Administração. É valido lembrar também que na Administração temos a teoria das organizações na qual trata dos estudos organizacionais se concentrando na própria organização, ou ainda nas relações com o sistema social mais amplo, esta teoria advém da teoria Institucional da Sociologia. Silvio Ávila nos proporciona maior dossiê teórico de peso em seus dois post(s) “Discorrendo sobre o institucionalismo no estudo das organizações e também no post: “Organizações racionais? Um olhar à luz da Teoria Institucional da Administração.

 Nenhuma área do conhecimento está isolada e funcionando sem interferência a outras, a área de Ciências Sociais Aplicadas “bebe na fonte” das Ciências Sociais e também em Ciência Política. Hoje, a interdisciplinaridade é muito importante para se ter uma visão holística (Ampla) sobre o objeto de analise, evitando assim a velha fórmula ou mecanismo binário cartesiano que se sustenta em uma visão reducionista.

Eli Cordeiro Junior é bacharel em administração (UFPR) e especialista em sociologia política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

About these ads

Sobre elicordeirojr

Eli cordeiro Junior, bacharel em administração (UFPR) e especialista em sociologia política (UFPR). Escreve sobre administração, ativismo, educação, ciências, organizações, política e sociologia.

Discussão

6 comentários sobre “Por que estudar Sociologia Política em Administração de empresas?

  1. Olá, sou bacharel em administração de empresas e pós-graduando na mesma área.
    Sempre me interessou muito a sociologia, assim como a filosofia, então agora me encontro no dilema de definir qual seria a melhor opção para uma segunda graduação. Mas tenho muita discordância em relação a textos sociológicos em a questões políticas, pois sempre vejo a análise do social como superior a análise do indivíduo, onde ao meu ver o social é formado pelos indivíduos, sendo assim não vejo sentido em estudar o comportamento social excluindo-se o comportamento individual. Sei que a sociologia não concorda, mas ainda não encontrei raciocínio não ideológico a respeito. Eu sempre tive vontade de estudar o comportamento humano e das instituições, assim como também a relação entre os mesmos, porém sempre que busco conhecer um pouco mais a respeito da sociologia acabo por encontrar material ideológico e nada lógico. Seria uma péssima escolha para mim, embarcar numa graduação sociológica não desejando doutrinação classista? É possível cursar sociologia para analisar a interação de indivíduos e seus interesses ao invés da interação de classes? Obrigado desde já. Abraço

    Publicado por hjoner | 23 de maio de 2013, 2:54 pm
    • Primeiramente agradeço em nome do blog de Sociologia Política pelo seu comentário, uma vez que este mostra-nos que estamos contribuindo para maior aproximação da interdisciplinaridade entre os conhecimentos. Em segundo, sé és da Área de Ciências Sociais Aplicada e com pós graduação em ADM, provavelmente já teve contato com alguma disciplina de “Sociologia na organização”, infelizmente e habitualmente pouco conteúdo Sociológico é passado na graduação em ADM, normalmente são dadas apenas “pinceladas” sobre Weber, Marx e Durkheim em função de pouco tempo (poucas horas) ofertadas na grade do curso , todavia, a Sociologia é muito ampla e não traz somente conteúdo classista (entendo que você se refere a Karl Marx ao escrever classista), e pode também ajudar no seu âmbito de interesse “(…)Eu sempre tive vontade de estudar o comportamento humano e das instituições(…). Você encontrará na Sociologia e Política, muito conteúdo que trata das relações humanas x instituições sem vícios ideológicos e sim mecanismos de analises diferentes. Em um post de meu colega (blogueiro) Silvio Avila, “Paradigmas da ciência na Teoria das Organizações: a aproximação da Administração às Ciências Sociais” ele faz uma excelente introdução a respeito do leque que se abre entre “Adm e Sociologia”: http://sociologiapolitica.com.br/2012/06/01/paradigmas-da-ciencia-na-teoria-das-organizacoes-a-aproximacao-da-administracao-as-ciencias-sociais/. Finalmente, afirmo que é possível sim estudar a interação de indivíduos e seus interesses sem a óptica classista/marxista. Existe muito material e muitas perspectivas de diversos autores da ciência politica e da ciência social, eu sou especialista em Sociologia Política e tive um ano e meio de contato com a área, e me deparei com muitas formas de análises não classistas, agora, isso nem se compara com as horas de estudos que terá em uma graduação em Sociologia, por exemplo. Espero ter respondido a sua pergunta. Eli

      Publicado por elicordeirojr | 23 de maio de 2013, 4:19 pm
      • Salve amigo Eli. Que bom te ler na íntegra e íntegro em sua sã persona!!! Olha, para o colega H Joner, eu me atrevo a lhe sugerir que faça uma pós em sociologia (primeiramente a especialização e depois o mestrado em sociologia), onde encontrará um inesgotável cardápio de teóricos que descortinam muito bem essa dicotomia “indivíduo – sociedade” ou “sujeito – objeto de pesquisa”. Há livros iniciantes que poderás vislumbrar melhor esse “campo”, a saber: o livro do Norbert Elias (Por ele mesmo); o livro do Pierre Bourdieu (Esboços de auto análise), sendo que estes tratam desse universo “indivíduo – sociedade ou sujeito – objeto de estudo”. São obras que contam como esses dois teóricos entraram na sociologia, pois eram de outras áreas (medicina / filosofia e filosofia) respectivamente. Também há uma outra obra do Alfred Schutz, uma leitura mais densa, que trata da fenomenologia e/ou problema da realidade social, o fenômeno sociológico. Na pós em Sociologia há disciplina que definitivamente fará com que se quebre esse teu dilema, desconstruindo suas percepções de sujeito social / socializante / socializado. É apaixonante, e quanto mais conhecemos esses fenômenos, mais ainda nos apercebemos de nossas limitações finitudes! A trajetória, por certo, é muito proveitosa. A chegada, bom, melhor não pensarmos nisso… Quanto ao amigo Eli, te agradeceria se você acrescentasse alguns outros teóricos que sem dúvida eu me esqueci de citá-los. Seja bem vindo e volte sempre H Joner.

        Publicado por Eder Silva | 24 de maio de 2013, 5:45 pm
  2. Obrigado Eli e Eder pela atenção que deram a minha questão. Vou sim buscar mais material, assim como já estou analisando as obras citadas por ambos. Assim que eu fixar meu pensamento em relação a sequência acadêmica que desejo seguir irei então aplicá-la. Muito Obrigado mesmo, e por certo que aqui voltarei sempre. Abraços

    Publicado por H Joner | 28 de maio de 2013, 3:53 pm
  3. Its appropriate time to make some plans for the future and its time to be happy. I have read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or tips. Maybe you can write next articles referring to this article. I want to read more things about it!

    Publicado por george | 24 de junho de 2013, 11:41 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 325 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: