//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cotidiano

MÃE: Dom de Deus para procriar a Humanidade e…

silhueta-da-barriga-roxa_2702814 - 10 - Cópia
Neste segundo domingo de maio é comemorado no Brasil, o Dia das Mães. Nesta data, filhos e familiares se reúnem para homenagear a ou as Mães. Porém, sabemos que a data é, também, lembrada com tristeza por muitas pessoas, por não terem mais a presença viva da mãe, o que, indubitavelmente, causa lembranças e provoca lágrimas.

“Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
– mistério profundo –
de tirá-la um dia?

Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho”.
(Carlos Drummond de Andrade)

imagem_mae_natureza
Assim, por ser uma data importante, comercialmente falando, na atualidade é grande a movimentação nas lojas, shoppings e restaurantes; formas encontradas para presentear e homenagear as Mães vivas e livres.
Não obstante, muitas mães –novas ou idosas/bonitas ou feias- passam a data isoladas nas cadeias, nos hospitais, nos manicômios judiciários, nas clínicas psiquiátricas, nos bordéis, nas fábricas e nos cemitérios, onde descansam as mães que partiram desta dimensão, mas que merecem igualmente todo o respeito dos viventes.

A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas, para livrá-la de tal sofrimento fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
Contudo sabe-se que as Mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração a Mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.
Mãe é a mulher que gera e dá luz à um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse seu gerado, dando-lhe carinho e proteção.
images (2)
As Mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofre com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem. Logo, ser Mãe é um dom de Deus para procriar a humanidade e embelezar o mundo.
Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.

.
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “MÃE: Dom de Deus para procriar a Humanidade e…

  1. bom seria se todos homens tratasem as maes dos outros como suas proprias mães….ou seja todas as mulheres….

    Publicado por zida | 21 de janeiro de 2014, 8:36 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: