//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Estudos de Gênero

POR QUE ME CHAMAM DE “PÉ VERMELHO”?

PÉ VERMEIO-  final
Por que me chamam de Pé Vermelho? Nós que nascemos e fomos criados no Norte/Noroeste e Sudoeste do Paraná, somos todos apelidados de Pé Vermelho. Uns gostam, outros não.
Somente na fase adulta, morando, estudando e trabalhando em Curitiba, já me sentindo um autêntico curitibano, fui atrás do significado do porquê de ser um Pé Vermelho.
Descobri que são chamados de “Pé Vermelho” os nativos não só do Norte do Paraná, mas também habitantes de algumas regiões dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde a terra é avermelhada e os habitantes destes lugares vivem com os pés avermelhados por causa da terra vermelha ou terra roxa, devido a grande incidência de um minério chamado barronite e que apresenta uma forte coloração vermelha.
Para melhor compreensão, fui buscar o significado de solo. Solo corresponde à decomposição de rochas que ocorre por meio de ações ligadas à temperatura, como o calor, além de processos erosivos provenientes da ação dos ventos, chuva e seres vivos, tais como bactérias e fungos.
Descobri também que o Brasil se destaca como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo.
Em razão da dimensão territorial do Brasil, é possível identificar diversos tipos de solo que são diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação, a partir do fenômeno mineralógico ocorrido.
No Brasil são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.
Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais líticas.
Salmorão: esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste brasileiro, é constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses.
Aluviais: é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, é possível de ser encontrado em diversos pontos do país.
terra  roxa-  ampliada
Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Paraná. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.

Como se formou o solo de terra roxa e por que esse nome?
Intemperismo é o processo de desagregação e decomposição dos minerais que formam as rochas, tendo como agentes a ação da água (chuva, rios, lagos e mares), a temperatura e os seres vivos. O resultado final da desagregação e da decomposição dos minerais das rochas é a formação do solo.
O basalto é uma rocha magmática vulcânica ou extrusiva que existe em grande quantidade em vastas porções dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Submetido à ação da água, da temperatura e dos seres vivos, o basalto se desagrega, se decompõe e dá origem a um solo avermelhado, conhecido com o nome de “terra roxa”.
Mas por que o nome “terra roxa” se o solo é avermelhado?
Quando os imigrantes italianos começaram a vir para o Brasil, no século XIX, muitos deles foram trabalhar nas fazendas de café de São Paulo. Quando viram o solo avermelhado, chamaram-no de terra rossa Rossa, em italiano, quer dizer “vermelha”. Porém, devido à semelhança de pronúncia entre as palavras rossa e roxa, no Brasil tornou-se comum chamar esse tipo de solo de terra roxa.
Fonte: http://www.moderna.com.br(Geografia- Adas Melhem, 2006,)
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “POR QUE ME CHAMAM DE “PÉ VERMELHO”?

  1. Show de bola o seu texto. Sempre me perguntei o porquê da terra vermelha ser chamada de roxa.

    Publicado por Luis | 21 de abril de 2017, 4:11 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: