//
você está lendo...
José Augusto Hartmann, Política e Sociedade

Algum cheirinho de alecrim

No dia 25/04 viu-se aqui no Brasil pessoas lembrarem a beleza da Revolução dos Cravos, quando o fascista Marcelo Caetano (sucessor de Salazar) foi expulso de Portugal (e, infelizmente acolhido pelos generais nacionais). Músicas nas redes sociais, Grândola, Vila Morena ou mesmo Tanto Mar foram repetidas vezes postadas.

Sem considerarmos as associações com o capital financeiro e/ou industrial que marcaram o governo de acordos e concessões de Lula, lembramos da grande festa que marcou a queda da direita brasileira em 2002/2003, quando milhares de pessoas tomaram a Explanada dos Ministérios para ver a posse do novo presidente. Uma comemoração popular como essa seria de dar urticárias em alguns setores de nossa sociedade. Muitos senhores e senhoras respeitadas reclamaram da “sujeira”, com frases do tipo “entraram até no espelho d’água”! Horrorizados com a massificação da política no país, clamavam baixinho ou em linhas não muito diretas de alguns periódicos pela volta do regime ditatorial.

Enquanto as comemorações da direita devem ser acanhadas, com sorrisos malévolos entre xícaras de café e chá das bem comportadas senhoras em suas grandes mesas, entre piadas acanhadas nas igrejas, em poucas palavras dos meninos nas baladas (ou como seria fazer um carnaval para comemorar a restrição das liberdades civis, das conquistas sociais? Poder-se-ia sair as ruas cantando o extermínio, a limpeza étnica, a desigualdade social?), as comemorações da esquerda são festivas, calorosas, musicais.

2014 marcará o aniversário de 40 anos da Revolução dos Cravos e provavelmente, mesmo aqui, com tanto mar a nos separar, lembrar-se-á de mais uma vez em que a política venceu as armas.

José Augusto Hartmann é filósofo (FACEL), historiador (UFPR), especialista em Sociologia Política (UFPR) e mestrando em Ciência Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: