//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Educação

EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: Objetivo é a formação de mão-de-obra primária?

charge-educacao
Fico a pensar se não é utópico dizer que o conceito de educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos, estando o homem no plano físico e intelectual, consciente das possibilidades e limitações capaz de refletir sobre a realidade do mundo que o cerca e capaz de perceber seu papel de transformação social como uma sociedade que supera nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.

Segundo o Dicionário Aurélio, educação é o “processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social”.

Ensinar e aprender é missão para poucos profissionais envolvidos com o desenvolvimento humano. Acredito piamente que ser professor não é somente pensar no salário (sempre aquém das reais necessidades) é sim querer ensinar e aprender; uma devoção, um sacerdócio, um diferencial em prol desse ou daquele aluno sedento por falar, desabafar, galgar, sonhar…ser ouvido.
images
Obviamente que o sistema educacional no Brasil, conforme afirmam alguns especialistas, visa tão somente a formação de mão-de-obra primária; infelizmente. E isto é visivelmente retrógrado, salvo raríssimas exceções nos departamentos mais avançados. Via de regra é uma mesmice irritante e subserviente à burocracia exacerbada de um modelo quadradinho que não deve ser modificado tão cedo. Exceto e graças á inquietude de poucos educadores do setor.
images (1)
De resto é o professor insatisfeito e cansado diante de uma carga horária escravocrata e humilhante. Um aluno que só pensa passar de ano. Uma estrutura física escolar que nem sempre é incentivadora. Um corpo pedagógico ocupado com a santa burocracia de todos os dias. Uma Associação de Pais e Mestres ignorada e um discurso político atual de que a educação pública e privada do Brasil é uma das melhores do mundo.
Mais-Educação1
Diante deste olhar estrábico, qual é a sua opinião sobre o assunto?

Fontes: http://www.brasil.gov.br/pde
http://www.paulofreire.org.br
http://www.infoescola.com.br
http://www.planalto.gov.br/portalmec.gov.br
http://www.mec.gov.br
Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: Objetivo é a formação de mão-de-obra primária?

  1. Olá amigo Carlos, provocação muito bem elaborada, com algumas questões muito sérias e inexplicáveis. Penso que esse discurso de melhor educação do mundo é “oca, descabida e barata”! Haja visto que a educação é formatada, quadrada, careta e mesquinha… não compreende o indivíduo como ser pensante, mas apenas “coletivamente cego e emburrecido”. Não há, portanto, evolução, enquanto o sistema não for seriamente repensado! Façamos então a diferença enquanto é tempo, e deixemos os “mortos cuidar de seus mortos”. Abçs e parabéns mais uma vez!

    Publicado por Eder Silva | 4 de março de 2013, 10:23 am
  2. parabéns Carlos,
    . belo texto !
    sugere uma reflexão mais atenta, do que d e fato ocorre com nosso modelo de educação.. a massificação do ser.. haja vista que a educação é libertadora. o que torna o servo em cidadão. em toda extensão da palavra, é justamente o ensino de qualidade..enquanto não houver uma mudança radical no sistema educacional não teremos pessoas acomodadas, guiadas, como manadas.
    até????

    Publicado por liza | 15 de junho de 2013, 8:45 pm
  3. pequena correção: eu gostaria d e ter dito:enquanto não houver uma mudança radical no sistema educacional n (teremos) teremos pessoas acomodadas, guiadas, como manadas.
    parabéns Carlos!

    Publicado por liza | 18 de junho de 2013, 9:12 am

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: carlosevangelistajor - 9 de março de 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: