//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política

Eleições 2014: Ratinho Júnior, o “salvador da pátria” de Beto Richa

images-5-14-5142b742a4800851f65b10eb7088d7dbe53a4434
O governador do Paraná, Beto Richa, do PSDB, joga seguro e confiante de olho nas eleições de 2014. O chefe do Executivo estadual sabe muito bem que o seu atual vice Flávio Arns, hoje sem partido, oriundo do PT, poderá ficar morno ou até romper a qualquer momento em detrimento da sua estreita amizade com o casal governista/Petista Paulo Bernardo e Gleise Hoffmann. E isso, convenhamos, seria um desastre para Richa.

Talvez, já prevendo que terá de ter um plano B nas mangas, Beto Richa rapidamente no início deste ano nomeou e deu sinal verde para o seu mais novo trunfo político, Ratinho Junior.

Ocupando a secretaria do Desenvolvimento Urbano- SEDU, Ratinho Junior vem convocando e recebendo prefeitos de pequenas e médias cidades, justamente onde Richa tem pouco acesso, por ser nato da Capital Curitiba.

De pires nas mãos, só neste primeiro mês, mais de oitenta prefeitos do interior reivindicam recursos financeiros ao governo através de Ratinho Junior, que nessas alturas, pede, exige a contrapartida em forma de apoio a Richa para 2014, podendo ser ele, Ratinho, candidato a vice e depois ao governo do Paraná.

O pretexto do apoiamento é dotar de melhor infraestrutura esses pequenos municípios, sendo ele Ratinho uma espécie de “um verdadeiro aliado dos municípios”. Tanto é que a equipe de Ratinho explica os meandros de como proceder para agilizar os processos e obter os recursos financeiros tão sonhados dos prefeitos, que geralmente vem a Ratinho Junior acompanhados de deputados estaduais que também irão precisar do apoio do governo para a reeleição.

Assim, presume-se que Beto Richa acredita piamente que na soma dos votos dele, de Ratinho e outros renomados correligionários, estará garantida a reeleição em 2014.

Os adversários do atual governo ao Palácio Iguaçu, neste momento, bem, esses podem ser Roberto Requião, do PMDB e Gleise Hoffmann, do PT. Os demais convenhamos, não são ainda ameaça ou páreo a Beto Richa.

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Eleições 2014: Ratinho Júnior, o “salvador da pátria” de Beto Richa

  1. Ótimo texto, explicando os meandros da arquitetura política oligárquica paranaense. Filhos de peixes, peixinhos são. Mas, nessas últimas eleições houve surpresas… Só pra conferir, o Flávio Arns por acaso não é oriundo do PSDB, iniciando sua jornada politica em 1990 e só em 2001 migrando para o PT? Me corrija se estiver errado. Abraços Carlos e parabéns pela matéria. Vem chumbo grosso por aí, em 2014!

    Publicado por Eder Silva | 25 de fevereiro de 2013, 9:03 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: