//
você está lendo...
José Augusto Hartmann, Política e Sociedade

“Novo Collor”?

Na última semana o governador Beto Richa começou a anunciar os “novos” nomes do secretariado. Após uma derrota homérica nas últimas eleições municipais, quando não conseguiu eleger seus candidatos em Londrina e Curitiba, Richa adotou uma nova tática. Desvencilhou-se por completo de qualquer programa ideológico – que deveria ser a marca de seu governo, junto com a negociação, segundo a campanha – e optou por atrair figuras que possam conquistar votos, migrando para um programa mais populista, ao menos no aspecto midiático. O investimento do governo estadual com propaganda também é bastante sensível.

A nomeação de Ratinho Júnior na Secretaria de Desenvolvimento Urbano pode desagradar os seus vários eleitores tradicionais – que juraram não votar em Ratinho no segundo turno das eleições municipais de Curitiba – mas tem a capacidade de aproximar o governador da população mais pobre da capital, que havia negado a continuação do modelo edificado há anos na Prefeitura Municipal.

Richa sabe que sua imagem com a população mais pobre não é das melhores. Os investimentos do estado não se destinam a melhorar as condições de vida dessa população. Agrava sua situação a fama de “playboy”, que já faz com que se relacione sua imagem à do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Isso pois, vê-se muito o governador nas notícias sobre automobilismo – talvez mais que nas de política, em que aparecem mais Rossoni e Traiano. Brinca-se, mesmo em veículo do GRPCom, que no próximo GP do Brasil de Fórmula 1, Richa terá “compromissos” em São Paulo. Além disso, o governador e aficionado por kart, Beto Richa não apresenta uma retórica das mais admiradas, para o que seus dois companheiros já citados buscam suprir.

Logo após as derrotas nas eleições municipais, a cúpula do PSDB pró-Beto (existe a ala de Álvaro Dias), retirou-se para uma meditação na Boêmia. Buscaram fugir das perguntas desagradáveis da mídia num “compromisso oficial” na Europa. Talvez aí decidiram a guinada à descambada ideológica. O que será agora o PSDB de Beto Richa? Nesse ponto pode-se vangloriar-se Álvaro, fiel escudeiro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Espera-se chumbo grosso nas próximas eleições estaduais. Ao menos três grupos deverão vir com força. O PT de Gleisi e Paulo Bernardo, O PMDB de Requião, caso consiga suplantar a última derrota interna e o PSDB, provavelmente de Beto Richa. Como os eleitores irão encarar o “playboy” populista somente as urnas dirão.

José Augusto Hartmann é filósofo (FACEL) e historiador (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre ““Novo Collor”?

  1. Atrevo-me a pronunciar que mesmo aliado às elites playbolisticas ou massificamente demagogas das classes dominadas, mesmo assim a queda do beto será paisagísticamente semelhante à última eleição municipal em Curitiba… “Quando eu cresci e estava apaixonada, Eu perguntei para meu querido, Quais mentiras futuramente, nós iremos ter que superar dia após dia? Adivinha o que meu querido respondeu: que sera, sera, O que tiver que ser, será. Qualquer coisa que tiver que ser, será…” (Que será, será – Doris Day).

    Publicado por Eder Silva | 28 de janeiro de 2013, 8:58 pm
  2. De qualquer modo, estranho caminho escolhido por Richa para tentar a reeleição…

    Publicado por joseaugustohartmann | 29 de janeiro de 2013, 10:13 am
  3. também arrisco dizer que É ou Será que será… uma tendêndia tendenciosa ou não, da política brasileira. Penso até que é preciso essa ‘mistura’ para ‘avançarmos’ na forma de ‘governar’. Sim, pode ser tudo faxada e safadeza, mas é preciso também, ter um pouquinho de fé nas atitudes políticas.

    Publicado por anovamente | 29 de janeiro de 2013, 1:29 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: