//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Política Internacional

Brasiguaios ilegais em apuros no Paraguai

BRASIGUAIOS
Os aproximados 350 mil brasiguaios que vivem, trabalham ou se escondem no vizinho Paraguai terão que regularizar a situação para terem os direitos e cumprirem os deveres dos paraguaios, segundo vigência da “Lei de Anistia Migratória”, que termina no próximo dia 21 de janeiro de 2013. Quem não regularizar a situação no prazo estabelecido será deportado ao Brasil podendo perder terras e bens lá conquistados.
brasiguaios II
A determinação do presidente Federico Franco é uma retaliação do governo paraguai por não ter sido reconhecido pela presidente Dilma Rousseff. A presidente brasileira obedece a decisão do MERCOSUL que suspendeu o Paraguai por considerar que o impeachment-relâmpago do presidente Fernando Hugo, em junho passado, rompeu a ordem democrática no país.

Dos 350 mil brasiguaios, aproximadamente 35 mil brasileiros cruzam a fronteira diariamente, a maioria para trabalhar ilegalmente na produção de soja e outras atividades na zona rural do Paraguai, com uma pequena parcela de brasileiros sendo explorada de alguma forma no trabalho ou sexualmente, segundo o Itamaraty. A porta de entrada dos brasileiros é via Ciudadd Del Leste e Salto Del Guairá.
images
Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: