//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Cultura Política

NATAL: FESTA CRISTÃ TRANSFORMADA EM COMÉRCIO

presepio_sm
Simbolismo religioso faz crescer o cunho comercial no mundo capitalista, fazendo predominar a comilança, oferta de presentes, concursos de decoração natalina nas vitrines, residências e nos espaços públicos. Enquanto isto, o aniversariante, o Menino Jesus, na Sua infinita sabedoria e misericórdia, assiste a tudo, aceitando passivamente a Sua condição de pobre, indefeso, mas que revolucionou o mundo com o Seu amor.Afinal, Natal é uma festa cristã ou pagã?

Desde o Século IV, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Na Roma antiga, nesta data os romanos comemoravam o início do inverno. Em 1530, na Alemanha, Martinho Lutero começou a tradição natalina no Ocidente, por ter ficado impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e por ele enfeitados de estrelas, algodão, velas e outros enfeites. Alguns alemães trouxeram a tradição para o continente americano durante o período colonial.

No Brasil, País de maioria Cristã, as árvores de natal estão presentes em diversos lugares, pois além de decorar, representam um símbolo de alegria, paz e esperança. São Francisco de Assis, no século XIII, criou o presépio, para mostrar o cenário do nascimento de Jesus (sem data definida), ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis magos e os pais do menino. Já a figura do Papai Noel, segundo estudiosos foi inspirado num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. Homem bom de coração costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas ás chaminés das casas. Até o Século XIX, o Papai Noel era representado por roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, mas nas cores vermelha e branca. A nova imagem do Papai Noel fez sucesso e espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Natal Hoje
Nos dias atuais, no Brasil, o Natal com todo o seu simbolismo religioso, em meio aos cânticos, apresentações e celebrações, faz crescer também o cunho comercial inserido no capitalismo, fazendo predominar o consumismo, a comilança, a troca de presentes, os concursos de decoração natalina nas vitrines de shoppings, lojas, residências e nos espaços públicos. Para os católicos o Natal é uma festa Cristã. Para os céticos é uma festa pagã.

Há mais de dois mil anos Jesus de Nazaré, de características misteriosas e indefinível, que o distinguiu de todas as outras pessoas, atraindo multidões, com suas palavras provocativas e seus feitos impressionantes que espantaram tanto seus seguidores quanto seus adversários. Para muitos Ele, Jesus Cristo, foi e continua sendo o maior líder político pacificador do mundo. Para outros Jesus é o Filho de Deus.

Jesus Hoje
Se para os Cristãos Jesus Cristo, Messias e Jesus de Nazaré são os mesmos, para os céticos Jesus Cristo e Jesus de Nazaré são pessoas diferentes. E o Messias é outro que ainda virá. Muitos dirão ainda que Jesus foi um grande professor de moral. Contudo, muitas perguntas continuam sem respostas, tais como; Jesus é Deus? Jesus foi uma pessoa real? Os Evangelhos são verdadeiros? Jesus ressuscitou dos mortos? Jesus é relevante hoje em dia? Se Ele voltasse à terra viria montado num jumento ou numa Ferrari? Natal é uma festa cristã ou pagã? Ciência e Cristianismo são compatíveis? Na atualidade Jesus concede real sentido à vida? Essas milhares de igrejas querem realmente a salvação das pessoas, ou usam o nome de Jesus para a apaziguação dos pobres e das massas, a serviço dos governantes, que auxiliam essas igrejas no custeio das despesas e nas isenções de impostos e taxas? Algumas dessas igrejas respondem seguramente, por exemplo, quem sou eu? Por que estou aqui? Para onde vou depois que morrer?

Diante de tantos questionamentos aqui levantados sobre o simbolismo do Natal, associado ao Papai Noel e ao nascimento de Jesus Cristo, acredito que existe um templo em cada coração e que a fé renovada em cada Natal é o elo que fortalece a minha comunicação com Deus, com os humanos e com a natureza do universo.
Assim sendo,

Fontes: http://www.montesiao.org.br
http://www.festascristas.com.br

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “NATAL: FESTA CRISTÃ TRANSFORMADA EM COMÉRCIO

  1. interessante abordar (abortar) este assunto no blog… penso que a imagem de Jesus CRISTO de Nazaré, já está desmiticada, pra quem compreende desta forma… Jesus o Humano, o Mensageiro, o Sábio… Cristo o Mito… enfim, o assunto não se resume em poucas palavras escritas néh… mas é sempre valioso tratar deste assunto, sem fanatismos… então, um Feliz ‘ Pagão Cristão ‘ Natal pra você e sua família meu caro Carlos EVANGELISTA!

    Publicado por anovamente | 7 de dezembro de 2012, 8:21 pm
  2. Obrigado Adriano pela compreensão da abordagem “Natal” que de muitas formas pode ser analisado… Ah, obrigado tbém pelos votos de Feliz Natal Cristão ou Pagão. A vc e Família votos de Felicidades.
    Abç
    Carlos Evangelista

    Publicado por Luiz Carlos | 10 de dezembro de 2012, 3:55 pm
  3. Caro Evangelista,

    Concordo com sua posição.Na minha infância o natal era esperado com muita alegria pois o motivo principal era o nascimento do menino Jesus. Íamos a missa do galo, rezávamos juntos e isto unia a família, ambiente propício para o cultivo dos valores e virtudes humanas.Atualmente percebo que a sociedade valoriza muito o Papai noel, os presentes e o consumismo promovido pela mídia e pelo comércio. Infelizmente esqueceu-se o sentido maior desta festa cristã: O nascimento de Jesus, modelo cristão.
    Um feliz natal para você.

    Publicado por Odete Carmen Demichei | 11 de dezembro de 2012, 9:55 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: