//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Política Internacional

BARACK OBAMA: A vitória e os desafios do presidente americano reeleito

Reeleito no último dia 06 de novembro, para mais quatro anos, o Presidente dos Estados Unidos da América, o democrata Barack Obama, em meio as comemorações e felicitações pela vitória acirrada contra o republicano Mitt Romney, terá pela frente grandes desafios para bem atender os anseios dos americanos.

Por ser a maior economia do planeta, obviamente que o mundo todo estará atento as decisões do governo norte americano, que indubitavelmente refletirão nos demais países aliados e até mesmo nos países que compõem o bloco comunista como China, Coréia do Norte e países declaradamente opositores a política capitalista americana como Rússia, Irã, Cuba, Venezuela e nações do Oriente Médio.

Se o povo americano, de maioria branca, preferiu sabiamente não mexer no modelo político em vigor, concedendo ao presidente Obama a oportunidade de apresentar ao mundo um projeto político voltado para a pacificação dos povos e união das pessoas, incluindo americanos brancos, negros, latinos e até mesmo imigrantes que unidos, muito ajudaram na reeleição do presidente, é grande a responsabilidade do governo para solucionar velhos problemas internos e esternos.

Dentre os muitos desafios dos EUA estão a crise de dívida na Europa e seu impacto sobre o comércio global, as dificuldades que persistem no mercado imobiliário, incertezas sobre a política fiscal do governo e a divisão política em Washington. Sabe-se que é melindroso combinar cortes de gastos drásticos e aumento de impostos (dos mais ricos), podendo jogar a frágil economia americana de volta à recessão. Com um déficit de mais de US$1 trilhão o governo de Obama terá de lidar com programas sociais, rever o orçamento de despesas e flexibilizar a estrutura do imposto de renda.

Certamente que não será nada fácil promover a reforma na saúde, passando pelo sistema Medicare que envolve atendimento médico, seguro e aposentadoria dos americanos com mais de 65 anos de idade, sistema este bastante ameaçado, podendo ficar sem dinheiro num prazo de dez anos se nada for feito na atualidade, segundo especialistas.

No tocante a política internacional, projeto maior será sem dúvida promover a paz no Oriente Médio, especialmente reduzir a presença dos EUA no Afeganistão, garantir a estabilidade no Iraque, intermediar o conflito entre Israel e os palestinos, lutar contra o terrorismo, impedir a proliferação nuclear, entenda-se Irã e a saga dos Aiatolás, garantir acesso livre a energia e flexibilizar a lei de imigração para os países aliados, como é o caso do Brasil, que tem os EUA como o maior parceiro econômico, mas  que  sabidamente  são muitas  as retaliações  contra vistos de  entrada  aos  brasileiros.

Entretanto, evidente ficou que a maioria dos brasileiros torceu por Obama, por pressentir nele, finalmente um presidente americano menos arrogante, com forte demonstração de senso humanitário e por representar a continuidade nas boas relações entre EUA e Brasil.

Na África, onde vive boa parte da família do presidente Barack Obama, o povo festejou, dançou e os tambores rufaram, desejando sorte ao concidadão, sendo o mais ilustre dos compatriotas africanos.

Fonte: http://www.bbc.co.uk

 

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “BARACK OBAMA: A vitória e os desafios do presidente americano reeleito

  1. realmente caro evangelista o presidente Obama terá muito trabalho pela frente a começar por facilitar a vida de nós brasileiros que sonhamos adentrar o Estados Unidos sem as rotineiras humilhações e muito mais.

    Publicado por ana Lucia Herman | 17 de novembro de 2012, 1:34 pm
  2. Muito boa a matéria, pena que Obama não poderá fazer muitas coisas já que o seu partido não decide tudo

    Publicado por anonimu | 17 de novembro de 2012, 7:23 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: