//
você está lendo...
Convidados, Educação

A inconsciente escolha coletiva e as vagas no ensino superior público

Escola de Educação Básica de Lages – SC

Texto de Kysy Fischer.

Aqui instituiu-se o direito/dever de todas as crianças estudarem na educação formal. Com 6 ou 7 anos todas as criancinhas caminham com suas mochilinhas para uma “mesma” direção. Durante dez anos, passarão todos pelo “mesmo” processo de formação. Porém, ainda que todos tenham esse direito/dever, algumas criancinhas estudam dez anos em lindas escolinhas e outras não.

O que há de estranho nisso, é que algum fenômeno acontece depois de dez anos e todas as criancinhas que pagavam para estudar decidem (ao mesmo tempo!) parar de pagar. Essa decisão coletiva é muito bem aceita por todos, pois ainda reservam algumas vaguinhas para aquelas criancinhas que o tempo todo estiveram ali na escola que não se paga.

Então, aqui ocorre uma inversão? Não exatamente. As crianças que não pagavam para estudar não começam todas a estudar nas lindas escolas privadas. Algumas sim, outras tem filhos, trabalham em alguma loja, empresa ou fábrica. E não encontram nada de estranho em estarem por ali enquanto outros estão por aqui.

Kysy Fischer é ex-aluna da escola da foto. É artista (FAP) e estuda Psicologia (UFPR). Este artigo reflete as opiniões da autora. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: