//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política

[Eleições 2012] Ganância e ambição pelo Poder

Ganância e ambição andam de mãos dadas. Enquanto a ambição é a mola propulsora do sucesso, a ganância sai “atropelando” tudo e todos para alcançar seus objetivos.

Ter ambição é desejar ardentemente; é depositar a mente e a vontade focalizadas num objetivo e se esforçar para que ele se concretize. Entretanto, a ambição sem medida apresenta um caráter muito negativo, pois foge aos limites da ética é do bom senso.

Todos nós precisamos cultivar um pouco de ambição em nossas vidas. Sem ela não há como traçar metas que nos levem ao sucesso, pois não encontraremos motivos para lutar e vencer.

O ganancioso é uma pessoa muito negativa, porque não consegue colocar limites em seus desejos. Suas atitudes são antiéticas e seus caminhos não são motivados pelo respeito ao próximo. Quando ele conquista algo, esse algo logo perde o valor já que foi apenas um objeto a ser conquistado e não a realização de sua alma. Para este, a busca pelo sucesso é apenas um objeto a mais a ser colecionado: casas, lojas, fábricas, etc.

O homem ambicioso tem grandes planos, mas ao contrário do ganancioso, ele busca realizá-los de acordo com o chamado de sua alma.

Dentro dessa ótica, o profissional e a empresa ambiciosos desejam ardentemente vencer, mas usam estratégias limpas, sem precisarem burlar as leis do país, roubar, e praticar atos ilícitos.

Assim, ganância e ambição pelo Poder encaixam bem na política. Nestas eleições que esta semana entram na reta final estamos vendo “os principais” candidatos a prefeito de Curitiba se digladiando e mostrando os seus apadrinhados carismáticos ou afortunados.

Luciano Ducci, que de vice virou prefeito, gostou do Poder e quer mais. Seu padrinho mais expressivo é o governador Beto Richa, que precisa da Capital no seu grupo político para se projetar nacionalmente ou em último caso, reeleição, senado, etc. Ducci tornou-se forte candidato e acredita na vitória e na força política do padrinho ambicioso pelo Poder. Não vejo ganância em Ducci.

Gustavo Fruet – Surgiu da sombra do pai, foi deputado federal, foi derrotado ao senado e agora acreditou nas promessas do grupo petista de Paulo Bernardo e Gleisi Hoffman; mas tem pouco dinheiro, a mala de dinheiro não chegou e só com muita sorte irá ao segundo turno. Não vejo ganância em Gustavo Fruet.

Ratinho Júnior – Eis aí o típico ambicioso e ganancioso. Influenciado pelo pai ambicioso, espera a totalidade dos votos dos pés vermelhos, porque sinceramente acho que o curitibano não quer ver um ratão e um ratinho como prefeitos de Curitiba. Mas o grupo político de Ratinho entende e muito de publicidade, marketing, sedução, boca de urna, propaganda negativa dos oponentes e todo tipo do sensacionalismo político. Sinceramente acho que é um playboy querendo pilotar um Boeing. Risco imenso aos precavidos curitibanos.

Rafael Grecca – Curitibano nato demonstra amor por Curitiba. Já provou no passado ser um prefeito realizador. Dizem ser homossexual assumido. E daí? Sabe ser hábil nas articulações, tem propostas viáveis e futuristas. Seu padrinho Roberto Requião aproveita o tempo de TV com olho em 2014. Acho Greca desprovido de ganância. Ambicioso sim ele é. Os demais candidatos, Bruno Meirinho, Carlos Moraes e Alzimara estão dando o máximo e propagando um sonho. A meu ver distante ainda de realização por diversos motivos. Mas convenhamos esses nanicos vem contribuindo bastante com a democracia.

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: