//
você está lendo...
Educação, Lucas Coelho Baccin

Educação em Greve

Há algumas semanas passamos por uma paralisação estudantil na Universidade do Estado de Santa Catatina (UDESC), porém a atitude de alguns alunos na assembleia que decidiu por tal medida, foi um tanto quando lastimável.

Na minha opinião é INADMISSÍVEL que estudantes de história comprem um discurso que diz que diz que os maiores prejudicados numa greve na educação são os próprios estudantes… como pessoas que estão acostumadas no dia a dia a serem questionadores de discursos impostos, que estão estudando para serem futuros professoros podem compartilhar de um discurso midiático, de um discurso vindo de cima, um discurso que tenta deslegitimar um direito dos trabalhadores (e dos estudantes também)?
Os estudantes são os maiores benificiados com a greve, pois se esta situação se impõe é porque temos governantes que não se importam nem um pouco com a educação pública, que preferem que as classes baixas não tenham acesso a educação.
É muito fácil falar que a greve é dispensável quando se tem tudo na mão, quando não depende de uma bolsa ridícula de R$ 360,00 pra viver, quando não se precisa de nenhum tipo de auxílio para estudar, quando não precisa morar em um lugar com um aluguel absurdo para poder estudar o que gosta e quer, quando nunca teve que contar os centavos pra pegar o ônibus pra ir pra aula ou pro trabalho, quando não precisa se preocupar no que e como vai almoçar no outro dia, quando não depende de ter um RU de qualidade, ai meus amigos, é muito fácil ser contra a greve… É muito fácil também rir de um erro de português que alguém que está discursando comete, é muito fácil dizer que alguém é mau aluno quando não conhece a realidade dessa pessoa, quando não sabe que ela teve de ficar o dia todo trabalhando pra poder se sustentar, e quando chega na aula não tem energia para nada, quanto mais para estudar. É muito fácil não enxergar os próprios privilégios e dizer que também estão sendo prejudicados e nem por isso estão indo mal, ou estrando em greve.
Eu quero uma educação PÚBLICA, eu quero uma educação GRATUITA E DE QUALIDADE, isto é direito de todos! Estudei toda minha vida em instituições públicas, e vi de dentro o descaso com o ensino público. Não me acho melhor ou pior que ninguém por isso, mas eu quero e vou sim entrar em GREVE pela educação, não tem mais o que esperar, O AMANHÃ DE ONTEM É AGORA! a hora é agora, se não formos nós, não vai ser ninguém, se os professores por vezes tem medo (ou rabo preso) de entrar em greve, então ela começará pelos alunos, pois estamos sendo prejudicados, e muito prejudicados, perder aula não vai te prejudicar, o que vai te prejudicar é aceitar as medidas ridículas de um  governo ridículo, de uma reitoria ridícula. Eu quero e vou lutar por uma UDESC pública e de qualidade. E aos meus colegas reacionários, só tenho a lamentar por vocês, pois a mudança está ai, e como diria o ditado “não está morto quem peleia”, e nós não vamos admitir o processo de sucateamento do ensino público, o Brasil todo está parado, se tivermos que apanhar vamos apanhar, se tivermos que bater, vamos bater. Nossa bandeira é pela EDUCAÇÃO PÚBLICA, e levaremos ela até o fim! A universidade não é lugar para partidarismo e reacionarismo!

E para ser panfletário, como diria Errico Malatesta “E se, hoje, caímos sem abaixar nossa bandeira, podemos estar certos da vitória de amanhã.”

Lucas Coelho Baccin, é acadêmico de história da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: