//
você está lendo...
Carlos Evangelista, Comunicação Política

Eleições 2012: Comitê de combate à corrupção nas eleições Municipais

Comitê começa a receber denúncias de abuso nas campanhas eleitorais

(Fonte: Gazeta do Povo, 14/08/12, reprodução, acesse aqui)

O objetivo é combater e fiscalizar a compra de votos, propaganda irregular, abuso do poder econômico, utilização da máquina pública e muito mais.

Eleitores de Curitiba e região metropolitana terão mais um meio para denunciar crimes eleitorais. Trata-se do Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral, que reúne a seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e 63 entidades da sociedade civil.

O comitê foi criado formalmente no início deste mês de agosto em uma reunião na sede da OAB-PR, no bairro Ahú, na capital paranaense e desde a última semana o telefone e o site foram divulgados (www.comite9840pr.org.br) Curitiba e RMC: (41) 3029-9840. Por e-mail denuncia@comite9840pr.org.br

O objetivo é combater e fiscalizar a compra de votos, propaganda irregular, abuso do poder econômico, utilização da máquina pública, entre outros.

Como denunciar?

O eleitor que quiser denunciar poderá se identificar ou repassar informações de forma anônima. Também é possível encontrar informações no site sobre o que é a corrupção eleitoral, como podem ajudar a combatê-la e sobre a importância do voto consciente. “O comitê terá três funções: informar, educar e fiscalizar”, afirmou o vice-presidente da OAB-PR e coordenador geral do comitê, César Augusto Moreno.

De acordo com Moreno, será preciso apresentar uma prova documental sobre o fato denunciado. “As pessoas poderão, por exemplo, fazer uso de um celular para fotografar e filmar a prática de algum crime eleitoral e informar ao Comitê”, afirmou. As denúncias serão analisadas pela OAB e encaminhadas ao Ministério Público do Paraná (MP-PR).

O comitê já conta com a participação do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Federação das Associações Comercias e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Curitiba, entre outros, além da OAB-PR e do MP-PR. Entidades que quiserem participar desse movimento devem entrar em contato com a OAB-PR por meio do telefone (41) 3250-5701.

Comitê 9840

O vice-presidente da OAB-PR destacou ainda que o número 9840 foi incluído no nome do comitê para fazer referência à Lei 9.840/99, que combate a corrupção eleitoral. O projeto que originou a lei teve iniciativa popular. (Fonte Gazeta do Povo).

Carlos Evangelista é jornalista (ESEEI) e especialista em Sociologia Política (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: