//
você está lendo...
Comunicação Política, José Augusto Hartmann

Sobre conhecimento dos candidatos e de suas propostas: o que indicam as pesquisas de intenção de voto para Curitiba

Realizada entre os dias 19 e 20 de julho, a última pesquisa de intenção de voto, encomendada pela Folha de S. Paulo e pelo GRPCom apontou para 4 candidatos com melhores condições para chegar ao segundo turno.1 Essa pesquisa, entretanto, ocorreu antes do primeiro debate televisivo entre os candidatos e antes do início da campanha no rádio e televisão, que tendem modificar a disputa.

Lembremos das eleições presidenciais de 2010. Antes de oficializadas as candidaturas o ex-governador de São Paulo, conhecido dos brasileiros, não exatamente pelo Ministério da Saúde de Fernando Henrique Cardoso, mas por campanhas anteriores, quando derrotado por Lula em 2002 ou quando em evidência por concorrer, e vencer, no estado mais populoso do país, aparecia na frente. Na primeira pesquisa Datafolha2 após a oficialização das candidaturas, Dilma Roussef, ainda não tão bem conhecida como o candidato tucano, mesmo que tributária de uma popularidade, nunca vista antes na história deste país, de seu apoiador Luís Inácio Lula da Silva, aparecia empatada com José Serra. Nas semanas seguintes só se veria a ascensão da candidata petista em oposição ao tucano. Antes mesmo de um mês após a pesquisa em que apareciam empatados, o Datafolha anunciava: “Após horário eleitoral, Dilma dobra a vantagem sobre Serra.”3 O resultado final já conhecemos. Na medida em que a população percebia a candidata Dilma Roussef como “continuadora” do governo de Lula, decidia seu voto por ela.

Na Curitiba de 2012 a aposta parece ser semelhante, sem, obviamente sabermos o resultado por antecipação. O candidato Luciano Ducci, ainda que prefeito da capital, não é conhecido pela maior parte da população, e não lidera. Outros candidatos são. Rafael Greca é conhecido por uma população que viveu na Curitiba dos anos de 1990. Sua gestão se deu numa época em que estar associado a Jaime Lerner era sinônimo de vitória na capital paranaense. Gustavo Fruet é também conhecido por essa “velha guarda”, com a lembrança do ex-prefeito Maurício Fruet, mas, ainda, por ter participado de algumas candidaturas, como para deputado federal, em que saiu vitorioso, e a traumática última eleição, em que foi derrotado para o Senado. Ratinho Júnior traz o apoio de seu pai, o apresentador Ratinho. Talvez seja o candidato mais conhecido entre todos. Já participou de várias eleições para o legislativo, sendo o deputado mais votado no Paraná.

Uma eleição não se decide por antecipação, e nem se pode dizer que se vence apenas por ser conhecido. A eleição na capital paranaense será um tanto quanto inovadora. Talvez a candidatura de Greca não decole, mas dificilmente um dos três candidatos da ponta se distancie. Por fim, veremos o perfil que a população escolhe. Se o candidato que representa o mesmo grupo político que governa Curitiba nas últimas décadas. O ambíguo candidato tucano-petista. O candidato das massas. O candidato da Curitiba colorida. Ou algum candidato que não vem aparecendo muito bem nas últimas pesquisas (o que seria incrédulo): os socialistas Bruno Meirinho e Avanílson Araújo, o “menino da Educativa” Carlos Moraes, ou a desconhecida Alzimara Bacellar, do recém fundado PPL (?).

1 Pesquisa de Intenção de Voto de 19/07/2012 de registro no TER-PR PR-00017 / 2012 http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=1209 Acesso em 05/08/2012 as 11:12.

2 Pesquisa de Intenção de voto de 26/07/2010 http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=992 Acesso em 05/08/2012 as 11:26.

3 Pesquisa de Intenção de voto de 23/08/2010 http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=1022 Acesso em 05/08/2012 as 11:35.

José Augusto Hartmann é filósofo (FACEL) e historiador (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: