//
você está lendo...
Eder Silva, Violência e Cidadania

Sociologia das Prisões

Aproveitando a correnteza que nos levará aos derradeiros 3 últimos sábados de nossa especialização, módulo que falará sobre Violência e Cidadania, busquei trazer algo interessante sobre os temas em questão; mas, esbarrando em um vídeo clipe, não pude deixar de refletir e, consequentemente não me restou outro desejo a não ser sair um pouco para fora da teoria. Fui impactado pelo efeito prático contido em cenas “desumanas” dos presídios, bem como a realidade social que faz com que a violência tenha a tendência de se multiplicar, ao passo que não há significantes atitudes políticas quanto à reformas no “sistema punitivo” no Brasil.

Li algumas páginas do famoso livro do Foucault (Vigiar e Punir), mas, apesar de ser uma excelente investigação acerca da evolução e modalidades de formas de punição, ainda ficam lacunas de modo que sempre vamos nos deparar com uma realidade bruta, incompreensivelmente predestinada a reproduzir o condicionamento à violência independentemente de haver ou não sistema punitivo à altura dos altos índices de criminalidade. Acontece-me expor este vídeo para que seja manifestado em nossas mentes e corações o que se passa do “outro lado” das paredes que dividem nossa pseudo-liberdade, como diria Thoreau na sua obra Desobediência Civil, ao deparar-se com uma sociedade que caminhava à beira da alienação em busca de expansão econômica, mas presa a um novo sistema de “escravidão voluntária”.

Embora este vídeo não se traduza em uma fonte teórica de análise socio-política da violência nos centros urbanos de nosso país, ele me leva a pensar em uma esfera “supra-real” e/ou espiritual de modo a apresentar uma saída para as nossas misérias!

Como bem frisou minha amada esposa: “…enquanto alguns artistas gravam nas sua mansões, outros preferem dedicar sua voz às prisões”.

Vejam e comentem, se for o caso.

Eder Silva é turismólogo (UP) e gestor da informação (UFPR). Este artigo reflete as opiniões do autor. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.

 

Anúncios

Sobre Eder Silva

I'm a outsider

Discussão

2 comentários sobre “Sociologia das Prisões

  1. “…enquanto alguns artistas gravam nas sua mansões, outros preferem dedicar sua voz às prisões”… fantástico! Parabéns pelo texto, Eder, e a sua amada esposa, pela instigante reflexão!

    Publicado por Diogo | 10 de maio de 2012, 11:30 am
  2. Agradeço pelo comentário, nobre amigo. Estarei brevemente postando alguns apontamentos sobre aspectos psico-sociais do termo “outsider” segundo o pensamento de Collin Wilson e Ken Goffman! Fique a vontade para comentar quando quiser.

    Publicado por Eder Silva | 14 de maio de 2012, 5:52 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: